Estudantes em estágios da saúde vão tomar vacina na próxima semana

Todos estão autorizados e a convocação é para os dias 29 e 30, no Hospital Universitário
Por Manuella Soares - jornalista
25/03/2021 15h13 - Atualizado em 25/03/2021 às 16h51

Os estudantes dos cursos da área da saúde da Ufal, matriculados nos Estágios Obrigatórios, foram autorizados a receber imunização com vacina contra a covid-19. São alunos que atuam no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU) e em outras instituições de saúde de Alagoas.

De acordo com o superintendente do HU, Célio Rodrigues, a lista com o nome dos alunos incluídos nesses critérios foi encaminhada para a Secretaria de Saúde e a vacinação está agendada para as próximas segunda e terça-feira, dias 29 e 30 de março, no Hospital Universitário. Foram reservadas 381 doses mediante quantitativo solicitado, que vai atender, ainda, aos profissionais de saúde do HU que ainda não tomaram a primeira dose.

“Também pleiteamos a vacinação dos preceptores que estão com esses estudantes no campo de estágio e estamos pleiteando para outros estudantes que desenvolvem atividades práticas em ambiente hospitalar, mas precisamos respeitar as determinações do Plano Nacional de Imunização e dos órgãos de controle”, ressaltou Rodrigues.

Todo o processo está sendo acompanhado pelos ministérios públicos Federal (MPF) e Estadual (MPE) em Alagoas e cada prefeitura ficará responsável pela vacinação dos estudantes que atuam no respectivo município. O superintendente lembra que já existe uma demanda anterior para imunizar toda a comunidade acadêmica, incluindo estudantes, técnicos e docentes, nos grupos prioritários do Plano Nacional.

Rodrigues reforça que a Gestão está atenta ao cronograma e aguardando a autorização para imunização dessa fase. “Tão logo isso ocorra, e tenhamos data precisa, faremos ampla divulgação e a convocação para a vacina, informando se será na Universidade ou em outros locais para onde as pessoas deverão se dirigir”, disse.