Campus do Sertão debate desigualdade feminina e violência contra mulher

Evento em alusão ao mês dedicado às mulheres aconteceu on-line e disponibiliza debates no Youtube
Por Ascom Ufal
30/03/2021 15h39 - Atualizado em 31/03/2021 às 13h47

Nos últimos dias 24 e 25 de março, o Campus do Sertão realizou a 3ª Semana Mulher, sob a organização da direção do campus e da Coordenação de Extensão. Esta terceira edição teve como tema O que “vale” uma mulher? Desigualdade, vida, morte e trabalho das mulheres na pandemia da covid-19.

A transmissão ocorreu pelo canal oficial do Campus do Sertão no Youtube e também contou com a participação da Comissão de Extensão da Unidade de Santana do Ipanema, representação estudantil, docentes, estudantes da comunidade universitária e pessoas externas.

A programação contemplou duas mesas redondas cujos temas trataram sobre a pandemia e o trabalho feminino nas funções domésticas, o cuidado com familiares, o trabalho fora de casa, a situação financeira; e a violência contra a mulher e os mecanismos de defesa e proteção em Alagoas.

Para o debate foram convidadas pesquisadoras, professoras da educação básica além de representantes de entidades em defesa da mulher, como Gilcélia Gomes, diretoria de Sistema de Garantia dos Direitos da Mulher, do Idoso e da Pessoa com Deficiência, do município de Santana do Ipanema; Claudine Alencar, do Coletivo de Mulheres Maria Bonita; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Delmiro Gouveia, Laudiceia da Silva; e Andrea Carla Tonin, defensoria pública.

A Semana Mulher do Campus do Sertão é um evento anual que se destina a trazer para a comunidade acadêmica os debates em torno da participação da mulher nos variados âmbitos da vida social, dos desafios enfrentados por ser mulher numa sociedade patriarcal, das conquistas oriundas das lutas e os seus desdobramentos na política. “Busca-se, com a Semana Mulher, conscientizar cada vez mais a sociedade civil do quanto a mulher deve ocupar os espaços de forma igualitária, ser respeitada e ter seus direitos assegurados”, destacou a comissão organizadora.

Todas os debates do evento estão disponíveis aqui.