Instituto promove debates sobre comunicação e artes em Congresso Acadêmico

Bolsistas do Pibic e Pibit apresentam trabalhos que abordam diferentes áreas no contexto da pandemia
Por Ascom Ufal
22/02/2021 16h05 - Atualizado em 23/02/2021 às 09h54

O Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Arte (Ichca) da Universidade Federal de Alagoas dá início, nesta terça-feira (23), à programação no 30º Congresso Acadêmico de Iniciação Científica (Caic) e 13º Congresso de Iniciação Tecnológica (Cait) promovido pela Ufal. O evento vai até o dia 26 e uma das novidades deste ano é a realização de conferências e mesas virtuais abertas ao público em geral, com o tema central Os desafios da pesquisa em tempos de pandemia. A programação reúne pesquisadores de outras instituições nos cursos de Dança, Informação, Filosofia, História, Jornalismo, Música, Relações Públicas e Teatro para tratar de aspectos da temática ligados às suas áreas de atuação. As atividades vão ser transmitidas pelo canal oficial da Ufal no Youtube e as inscrições podem ser feitas aqui.

O primeiro dia será dedicado às duas primeiras mesas-redondas voltadas tanto para a comunidade acadêmica de dentro e fora da Ufal quanto para a sociedade em geral. A solenidade de abertura está marcada para começar às 14h, com a participação da coordenadora de Pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, Magna Suzana Moreira, e a diretora do Ichca, Sandra Nunes Leite, além dos representantes do comitê de pesquisa do Ichca na Propep, os professores Elias Veras e Marcelo Robalinho, nas boas-vindas ao público.

Logo em seguida, será realizada a mesa-redonda Práticas Comunicativas e Narrativas Históricas na Covid-19, com o professor Rudimar Baldissera, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que vai tratar da pesquisa em Comunicação Organizacional e Relações Públicas no atual contexto; e o professor Anderson da Silva Almeida, do curso de História da Ufal, que abordará o tema O Que Vamos Contar? História, Tempo Presente e Pandemia. A mediação ficará por conta da professora Sandra Nunes.

No período da noite, das 19h às 21h, haverá a mesa-redonda Ciência, Religião e Mídia em Foco: Embates e Reflexões Face o Novo Coronavírus. Entre os convidados, estão o professor José André Ribeiro, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), e os professores Cristina Teixeira e Fábio Mascarenhas e Silva, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). No campo filosófico, o docente José André vai abordar sobre ciência e pós-verdade nas redes sociais e os riscos da desinformação em tempos de pandemia. Já Cristina focará no tema Evangélicos, Mídia e Pandemia, enquanto o professor Fábio levanta o tema A Ciência na Berlinda em Tempos de Pandemia. O moderador da mesa é Marcelo Robalinho, do curso de Jornalismo da Ufal.

Programação continua com trabalhos dos bolsistas

Os períodos vespertino e noturno dos dois dias, 24 e 25, e a tarde da sexta (26) serão dedicadas às sessões de apresentação dos trabalhos dos alunos bolsistas e voluntários do Pibic. Ao todo, 54 trabalhos de estudantes ligados a 27 projetos de pesquisa de professores do Ichca serão apresentados nessas sessões, divididas por cursos.

“O Encontro de Iniciação Científica pode ser percebido como uma janela através da qual é possível visualizar pesquisas da universidade e seus estudantes pesquisadores. É especialmente o testemunho de uma formação voltada para o exercício do questionamento, da formulação própria e da expressão do aprendizado, fundamentados nos princípios do fazer científico”, afirmou a diretora do Ichca, Sandra Nunes Leite.

Todos os trabalhos serão avaliados por pesquisadores de instituições externas. Entre o total de 15 convidados estão Rosenilson da Silva Santos (UERN), Idalina Maria Almeida de Freitas (Unilab), Renato Amado Peixoto (UFRN) e Paulo Roberto Souto Maior Júnior (UFRN), professores da história; Fábio Mascarenhas e Silva (UFPE), da área de informação; Laís Falcão (Unit/AL) e Cristina Teixeira, de jornalismo; Rudimar Baldissera (UFRGS) e Lídia Herculano Maia (UFPB), de relações públicas; José André Ribeiro (IFBA) e Andreh Sabino Ribeiro (UAB/UECE), da área de filosofia; Flávio Campos (UFSM), avaliador do curso de Dança; Luciana Carina Joly (UFSJ), de música; além de Valéria Andrade (UEPB) e Tássio Ferreira (UFSB), professores de teatro. Nove docentes do Ichca ligados a essas áreas coordenarão as sessões.

Sexta-feira com debates finais

A mesa virtual de encerramento, intitulada A importância das Artes e seus lugares de criação, será realizada na sexta-feira (26), a partir das 19h, reunindo pesquisadores de Teatro, Dança e Música. O professor Tássio Ferreira, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), vai abordar a Investigação da cena e a contracolonialidade. Além dele, estarão presentes os professores Luciana Carina Joly, da Universidade Federal de São João Del-Rey (UFJS), e Flávio Campos, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Carina tratará do tema Euforia Musical Pós-pandemia: Assegurando uma Volta Saudável e Flávio vai trazer o debate: Como é que se dança em/com a casa? Pesquisa, Ensino e o Processo BPI em Tempos de Pandemia. A mediação ficará a cargo do professor Elias Veras.

Os participantes que se inscreverem e estiverem presentes nas mesas receberão certificado. No caso dos estudantes, especialmente da Ufal, essa declaração poderá valer como horas complementares no currículo. O evento foi organizado pela Comissão de Pesquisa e Pós-graduação do Ichca, constituída pelos professores Marcelo Robalinho (Jornalismo) e Elias Veras (História), os titulares, além de Antônio Francisco Ribeiro de Freitas (Jornalismo) e Raquel Parmegiani (História), suplentes.