Famed e Escola de Enfermagem lançam livro sobre avaliação clínica

Medidas antropométricas: saberes e parâmetros aos profissionais de saúde será lançado dia 11
Por Jacqueline Freire – jornalista
09/02/2021 14h19 - Atualizado em 12/02/2021 às 15h35

Será lançado na próxima quinta-feira (11), o livro Medidas Antropométricas: saberes e parâmetros aos profissionais de saúde. De autoria de discentes, técnicos e docentes da Escola de Enfermagem (EENF) e da Faculdade de Medicina (Famed) da Universidade Federal de Alagoas, a obra é organizada por Yanna Cristina Moraes Lira Nascimento, Eliezel Alves dos Anjos, Givânya Bezerro de Melo e Layanne Crystina Bandeira Nunes.

O lançamento será às 20h30, com transmissão ao vivo pelo canal Ufal Oficial no Youtube. Segundo Yanna Lira, o livro é uma iniciativa que propõe preencher uma lacuna na literatura específica para atender ao processo didático-pedagógico dos estudantes e profissionais da área da saúde. “A singeleza que permeia sua construção perpassa pelo indiscutível esforço dos seus autores que foram estudantes e professores da Escola de Enfermagem e Faculdade de Medicina da Ufal, visando oferecer aos discentes e aos professores que militam na seara da saúde não apenas conteúdos, mas informações pautadas em evidências científicas que serão muito úteis para conhecimento do corpo humano”, explicou.

A obra é constituída de informações atuais sobre medidas antropométricas e pretende ajudar na prática profissional, enfatizando a mensuração da massa, altura, circunferências corporais nas diversas faixas etárias, inclusive estes cuidados em gestantes. “A ideia é que os estudantes e profissionais da saúde se apropriem dos diversos referenciais a fim de permitir sua avaliação, seu diagnóstico e seu prognóstico. Reuni neste livro quatro capítulos que reforçam a importância da antropometria como indicador de possíveis alterações de saúde foi desafiador, diante de tantos estudos publicados, muitas divergências nos valores de referência e poucos consensos definidos. A relevância dessa temática e a escassez de material que reunisse informações necessárias à prática clínica em uma única obra foram as motivações de enfrentar tamanha provocação”, afirmou a autora.

Yanna explica ainda que a avaliação antropométrica é indispensável para determinar intervenções, reduzir os danos e prevenir futuras complicações de saúde. Mensurar a altura/comprimento, a massa corporal e circunferências do pescoço e abdome, quadril e cabeça, além de levar o profissional de saúde a definir suas condutas terapêuticas, como, por exemplo, a dosagem de uma medicação ou a solicitação de exames comprobatórios, também o faz refletir sobre os fatores que interferem nesses resultados.

“Verificar se uma pessoa está abaixo ou acima do peso para sua altura infere diretamente no seu estilo de vida. Um valor indicativo de baixo peso exige, além de suplementos alimentares e acréscimo de medicamentos, a observação das questões de vulnerabilidade social para avaliar se os resultados têm correlação com o baixo poder aquisitivo e, se assim o for, acrescentar intervenções sociais que possibilitem o acesso ao alimento. No entanto, conhecer os instrumentos utilizados e a técnica correta para realizar as mensurações é dever de todo profissional da saúde, sejam educadores físicos, enfermeiros, médicos, nutricionistas e outros, para que não haja a detecção de falsos valores”, concluiu.