Começaram as aulas, e agora? Guia orienta alunos na retomada das atividades

Documento foi elaborado por uma comissão da Prograd em formato de perguntas e respostas
Por Manuella Soares - jornalista
23/02/2021 13h48 - Atualizado em 25/02/2021 às 09h17

Sejam veteranos ou novatos, o que eles têm em comum todo início de semestre letivo são as dúvidas sobre algum assunto relacionado a procedimentos acadêmicos ou administrativos. Mas, para que os alunos não se percam nas informações com a retomada do calendário regular da Ufal, a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) disponibilizou um guia de 27 páginas, elaborado num formato que responde a perguntas frequentes.

Primeiro, o Guia Estudantil Ufal 2020 esclarece como está sendo o início das atividades, em período letivo regular, e explica todos os detalhes sobre as matrículas, tanto para quem quer manter os componentes curriculares, quanto para quem deseja cursar novos. O documento também orienta os estudantes que concluíram a mobilidade acadêmica, nacional ou internacional, sobre os procedimentos a seguir para se matricular.

Em relação à oferta de componentes curriculares e disciplinas, o Guia apresenta o que é permitido ajustar, os prazos, a realização de estágios obrigatórios e como ficam os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) e as colações de grau.

“Enquanto durar a pandemia do novo coronavírus, as defesas de Trabalho de Conclusão de Curso e os Atos de Colações ocorrerão de forma não presencial, conforme disciplinam os instrumentos normativos superiores da Universidade referentes ao tema”, diz o trecho da Resolução n° 09/2021, do Consuni.

A comissão de elaboração do Guia, liderada pela professora Eliane Barbosa, contou com a colaboração da professora Nelma Camêlo (Biblioteconomia) e da diretora do DRCA, Rosana Sarita, além dos técnicos Ivonildo Lima, Jean dos Santos e Maria Dayane dos Santos, que também assina o projeto gráfico. A equipe teve o cuidado de detalhar orientações a partir das principais dúvidas relacionadas ao funcionamento das turmas em formato remoto. Nem todos os estudantes tiveram a experiência de cursar uma disciplina no Período Letivo Excepcional da Ufal (PLE), por isso, a importância de explicar sobre horários, frequência e avaliações.

“Foi uma equipe muito envolvida e preocupada com esse momento e essa forma de dar informações importantes, baseadas nos instrumentos que os estudantes precisam para ter conhecimento, sanar suas dúvidas e resolver a vida acadêmica”, ratificou Eliane.

Links e contatos úteis

O aluno também vai encontrar o caminho a seguir para o caso de requerer trancamento de matrícula de disciplina, com prazo que vai até 22 de março, por meio de formulário on-line enviando para o endereço eletrônico da coordenação.

O Guia explica ainda como é feito o aproveitamento de componentes curriculares do PLE para o regular de 2020.1. Além disso, destaca que “qualquer reprovação nesse período letivo será contabilizada nos índices acadêmicos do estudante”.

Outra informação importante diz respeito ao acompanhamento de alunos com necessidades especiais, que devem entrar em contato pelo e-mail atendimento.nac@proest.ufal.br. De acordo com o documento, os programas e projetos de ensino da Ufal serão desenvolvidos havendo condições de execução.

Em caso de maiores dúvidas, o estudante pode recorrer aos meios eletrônicos disponibilizados, assim como verificar todos os contatos das coordenações de cursos para atendimento on-line. “Nós listamos todos os cursos de graduação da Ufal e colocamos o e-mail das coordenações para viabilizar o contato imediato quando houver questões a serem resolvidas”, concluiu.