ONG alagoana lança exposição no campo da arte deficiência

Iniciativa integra projeto nacional e conta com professora da Ufal
Por Ascom Ufal
17/12/2021 20h30 - Atualizado em 21/12/2021 às 12h16

Nesta segunda-feira (20), às 10h, será o lançamento da exposição virtual Retratos Defiças e do canal de podcast Retratos Defiças. A ação é resultado do projeto Retratos do Brasil com Deficiência, que, em Alagoas, é coordenado pelo Ateliê Ambrosina, tendo Olga Aureliano e Malta Lee como produtoras, e Bruca Teixeira como diretora. As docentes Nádia Meinerz, do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e Pamela Block, da Western University do Canadá, foram responsáveis pela captação de recursos e têm a incubência de analisar os resultados do projeto.

Para conferir a exposição, acesse https://www.retratosdeficas.com.

O Retratos do Brasil com Deficiência teve início em setembro de 2021, com a mobilização e seleção de 44 cocriadores em todo território brasileiro – são 22 propostas em duo feitas com ou por defiças. O projeto selecionou duos de cocriação de retratos e episódios de podcast em todo o país. Os duos são formados por artistas visuais, pesquisadores, podcasters, incluindo sempre, pelo menos, uma pessoa com deficiência. Em Alagoas, participam do projeto três duos-cocriativos de podcast e dois duos-cocriativos de retratos.

Em terras alagoanas, tudo começou com a pesquisa Deficiena: a fotocolagem como prática etnográfica da deficiência, de autoria de Bruna Teixeira e orientada pela docente Nádia Meinerz. Bruna, além de mestra em Antropologia Social pela Ufal, é fundadora presidenta do Ateliê Ambrosina e está à frente da exposição e dos podcasts. A iniciativa também conta a participação de Malta Lee, que convive com baixa visão e é estudante do curso de Psicologia da Ufal, e Olga Aureliano, surda oralizada, usuária de aparelho auditivo e mono-ocular, que estuda Jornalismo na Unit.

Bruna realizou uma pesquisa engajada com as interlocutoras defiças Olga Aureliano e Vanessa Malta, as quais chama de parceiras ou cocriadoras e, atualmente, produtoras desse projeto em Alagoas, trazendo a perspectiva do pensar a deficiência, a partir do retrato etnográfico, da arte ativista e feminista.

Mais sobre a exposição Retratos Defiças

Retratos Defiças busca o frescor sobre as escolhas tradicionais do retratar, nos permitindo reconhecer as pessoas com deficiência de maneiras novas e a partir do pensamento visual artístico. Explora o ato de encarar, comum ao processo do retrato e do público expectador das artes visuais, como uma oportunidade de mediação inventiva, entre pessoas com e sem deficiência.

Por meio da fotografia, pintura, desenho, arte digital, dentre outras técnicas e suportes que foram de livre escolha dos 11 duos participantes, a exposição conta histórias autênticas, livres de narrativas limitadas e prejudiciais às pessoas com deficiência, mostrando como um gênero representacional conservador como o retrato pode atuar a serviço de uma política progressista de inclusão.

Esta exposição faz parte dos esforços ativistas acadêmicos e políticos contra o capacitismo e a favor da amplitude dos estudos antropológicos no campo da arte deficiência no Brasil.

Sobre o canal de podcast Retratos Defiças

Retratos Defiças é o canal de podcast do Projeto Retratos do Brasil com Deficiência, realizado pela ONG Ateliê Ambrosina e capitaneado pela Universidade Western/Canadá. Cada episódio será lançado, semanalmente, a partir de 20 de dezembro de 2021. Os roteiros foram criados, gravados e editados pelos próprios duos participantes do projeto que representam várias regiões do Brasil.

Com temas de livre escolhas dos participantes, a ideia é difundir narrativas defiças independentes e relatos etnográficos vinculados à deficiência para tratar de experiências vividas em torno dos direitos de inclusão, abordagens de pesquisa, política e justiça, envolvendo família, cuidados, sexualidades e redes de ativistas do Brasil.

Serão 11 episódios exclusivos do canal que envolveram a dedicação de 22 cocriadores, dentre ativistas, profissionais de saúde, educadores, pensadores e pesquisadores da deficiência, artistas, dentre outros agentes defiças e não defiças.

Aqui de Alagoas, com episódios de podcast, teremos Elizabeth Caldas e Natalhinha Marinho; Ticiane Simões e Lays Barros, ambas com o tema da deficiência visual; além de Deza e Odara, com o tema da deficiência auditiva.

Mais informações no site www.retratosdefica.com.br e no perfil @retratosdefica no Instagram.