Mestrado Profissional em Ensino na Saúde abre inscrições para 15 vagas

Inscrições vão até o dia 15 de dezembro
Por Diana Monteiro - jornalista
02/12/2021 09h25 - Atualizado em 02/12/2021 às 10h19

A Faculdade de Medicina (Famed) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) está com inscrições abertas para o Mestrado Profissional em Ensino na Saúde (MPES), que tem como área de concentração Ensino da Saúde no Contexto do Sistema Único de Saúde (SUS).  As inscrições se encerram no dia 15 de dezembro e o curso tem como público-alvo graduados e portadores de diploma de nível superior, emitido por instituições oficiais reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e que atendam as exigências específicas detalhadas no edital de inscrição. 

O curso integra o Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Ensino na Saúde (PPGES) e tem como objetivo formar mestres habilitados para pesquisa, ensino e atuação profissional no ensino na saúde. A coordenadora do programa Maria Viviane Lisboa Vasconcelos informa que as inscrições serão realizadas, exclusivamente, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas- SiGAA/Ufal

Conforme o edital abaixo, o processo seletivo será realizado em duas etapas que contemplam Análise do Anteprojeto e Análise de Currículo. O início do curso está previsto para o dia 7 de março de 2022. 

Formação profissional 

A Faculdade de Medicina da Ufal oferta o Mestrado Profissional em Ensino na Saúde desde 2011 e, segundo a coordenadora Viviane Vasconcelos, veio preencher uma lacuna na formação pedagógica dos profissionais  da saúde. “Nossa formação é para atuar, profissionalmente, como médico, enfermeiro, nutricionista, entre outros. A pós-graduação oferece a possibilidade ao professor da área da saúde incorporar saberes próprios da área do ensino, como também, conseguir preparar melhor os futuros profissionais com vistas ao atendimento no Sus”,  frisou. 

O Programa de Pós-graduação stricto sensu é um interlocutor dos cursos na área de saúde direcionado para professores formais (docentes) ou informais (preceptores), que busquem a melhoria da sua prática no ensino dos cursos da citada área. O PPGES tem a vice-coordenação da professora Célia Pedrosa. Mais informações no Edital.