Jornada Acadêmica do Campus de Sertão destaca a importância da Ufal

A 3ª edição da jornada foi aberta de forma on-line, nesta quarta-feira, 1º, com transmissão ao vivo pelo Youtube
Por Lenilda Luna - jornalista
03/12/2021 10h06 - Atualizado em 03/12/2021 às 11h59

A 3ª edição da Jornada Acadêmica do Campus de Sertão foi aberta nesta quarta-feira, 1º, tendo como mestre de cerimônia o técnico José Benício Alves dos Santos, coordenador do Núcleo de Assistência Estudantil (NAE). “O tema desta terceira edição foi definido considerando dois elementos fundamentais: o Campus do Sertão e a luta pela vida. O primeiro, por ser o elemento homenageado desta edição, bem como pelo papel na educação e desenvolvimento social do interior do Nordeste; o segundo, pelos desafios no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus impostos à sociedade, à ciência e à educação”, destacou na abertura. 

Após a saudação inicial, a audiência pode acompanhar um momento cultural com apresentação musical promovida pelo Núcleo de Arte do Campus do Sertão. Em seguida, foi formada a mesa da solenidade de abertura, que contou com a presença do reitor Josealdo Tonholo. “Realizamos um trabalho de qualidade, apesar do descaso atual com o ensino superior e os cortes orçamentários. A escassez de investimentos em Ciência e Tecnologia compromete instituições como a Capes e o CNPq que tanto contribuem com a formação e produção científica no país”, destacou o reitor. 

Josealdo Tonholo também fez um breve relato do desafio enfrentado para a implantação do Campus do Sertão da Ufal, em 2010. “Essa foi a decisão certa, apesar das dificuldades. Esses dias fui a uma escola municipal no alto sertão alagoano e encontrei professoras egressas do Campus do Sertão. Estamos formando gente capacitada para atuar no estado em todas as regiões e isso faz a diferença. Como dizia Paulo Freire, são as pessoas que transformam o mundo”, ressaltou o reitor. 

O diretor acadêmico do Campus do Sertão, Thiago Trindade, destacou, em seu pronunciamento na abertura do evento, o envolvimento de toda a comunidade acadêmica para continuar produzindo conhecimento em tempos tão difíceis. “Teremos a oportunidade de lançar o livro sobre os dez anos do Campus do Sertão. É uma grande alegria poder demonstrar o quanto a interiorização da universidade vem colhendo bons frutos e o nosso campus é um exemplo disso”, destacou Thiago. 

A professora Flávia Jorge de Lima, coordenadora de Extensão e da III Jornada Acadêmica do Campus do Sertão, mencionou a gratidão de encontrar, mesmo que de forma remota, a comunidade acadêmica do Campus do Sertão. Agradeceu a toda comissão organizadora que abraçou esse desafio e que acreditou no projeto de realização da III Jornada Acadêmica do Campus. " Foi um desafio organizar a III JACS, dentre alguns motivos, pelas dúvidas e as incertezas impostas pela pandemia da covid 19, como também os ataques incessantes todos os dias na educação pública brasileira”, destacou ela. E por fim, alertou: “vamos resistir sempre por um projeto de educação libertadora, includente, pública e de qualidade”.

O deputado federal Paulo Fernandes (Paulão), que estava no plenário da Câmara dos Deputados, participou rapidamente para fazer uma saudação à comunidade acadêmica do Campus do Sertão. O deputado vem acompanhando as demandas de recursos feitas pela direção do campus. “Pudemos contribuir com os recursos para adquirir os equipamentos necessários às boas condições de ensino e pesquisa”, relatou o parlamentar. 

A solenidade de abertura contou ainda com falas do diretor-geral do Campus do Sertão Agnaldo José dos Santos; da vice-reitora Eliane Cavalcanti, e de outros representantes dos docentes e estudantes. Após a solenidade de abertura, foi realizada a conferência com o tema Os desafios da educação e da ciência na luta pela vida e manutenção dos direitos, pelo professor convidado Thiago Ranniery Moreira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com mediação da professora Maria Aparecida Silva. 

A solenidade de abertura e a conferência podem ser assistidas aqui