Rede de estudos sobre violências debate o pensamento de Habermas

Evento virtual será transmitido pelo Youtube de hoje até sexta-feira
Por Ascom Ufal
23/11/2021 08h20 - Atualizado em 23/11/2021 às 08h45

A Rede Interdisciplinar de Estudos Sobre Violências (Riev) promove, de 23 a 26 de novembro, por meio virtual, o 1º Simpósio Internacional Jurgen Habermas, em parceria com as universidade federais de Alagoas (Ufal), da Paraíba (UFPB) e de Santa Catarina (UFSC) e a Universitat de València-Espanha. O evento será transmitido pelo Youtube, com o tema central Ações coletivas globais e mundos da vida locais em diálogo.

Apesar dessa fase de pandemia, os organizadores ressaltam a importância da realização do evento como forma de mobilizar estudiosos e pesquisadores da comunidade científica nacional e internacional que investigam o pensamento “habermasiano”.

Durante o evento, dois pesquisadores do pensamento de Habermas serão homenageados. Nesta terça-feira (23), a partir das 18h30, o professor André Berten, da Universidade Federal da Bahia, com o prêmio que leva seu nome, a ser concedido às melhores Teses e Dissertações defendidas entre 2010 e 2020 em três campos do conhecimento: Educação, Filosofia e Interdisciplinar.

Na sexta-feira (26), o professor Manfredo Araújo de Oliveira, da Universidade Federal do Ceará, recebe, às 18h30, a Medalha de Honra ao Mérito pelo conjunto de sua produção científica. O evento já tem confirmadas as presenças de pesquisadores da Argentina, Brasil, Cabo Verde, Espanha, Estados Unidos, Uruguai e Venezuela.

A programação contempla conferências, mesas-redondas e apresentação de trabalhos, visando contribuir na área para “diminuir os efeitos do quadro desolador da ciência nacional”. O evento pretende ser fundamental para incentivar a divulgação de pesquisas, a valorização do trabalho de jovens pesquisadores e o desenvolvimento de novos estudos que venham contribuir para pensar o global e o local após o advento da pandemia.

Serão realizadas mais de 30 conferências com especialistas no pensamento de Habermas e a divulgação de resultados de 24 pesquisas realizadas.
Informações disponíveis:

Confira a programação completa clicando aqui
Conferencistas aqui