Mestrado Profsaúde oferece sete vagas na Ufal para turma de 2022

Inscrições começam em dezembro e candidatos devem cumprir alguns requisitos profissionais
Por Manuella Soares - jornalista
03/11/2021 12h26 - Atualizado em 03/11/2021 às 12h27

O mestrado profissional em Saúde da Família abriu chamada pública para a turma de 2022, com sete vagas para a Ufal. O programa da Faculdade de Medicina (Famed), realizado em Rede Nacional com a Fiocruz e outras instituições, disponibiliza cinco vagas para profissionais de Alagoas e duas para profissionais de Sergipe. As inscrições on-line começam no dia 1º de dezembro.

De acordo com o edital, o candidato deve ser portador de diploma de curso superior em Medicina, Enfermagem ou Odontologia, devidamente registrado no MEC; possuir registro no respectivo Conselho Regional e Federal; e atender a uma das situações descritas na chamada.

Entre os requisitos, o candidato pode ser docente da graduação, de residência em Medicina de Família e Comunidade ou residência multiprofissional em Saúde da Família de instituições públicas de ensino superior; ser preceptor e/ou tutor de residências multiprofissionais e/ou da graduação em uma das três áreas em Instituições Públicas de Ensino Superior; ou ainda, ser profissional com atuação na Atenção Básica, nas equipes de saúde da Estratégia de Saúde da Família e na gestão no âmbito do SUS.

O mestrado é oferecido na modalidade a distância (EaD), abrangendo presenciais ou virtuais, a depender do contexto epidemiológico, além de e atividades desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Inscrições e vagas

As inscrições para as vagas da Ufal serão realizadas por meio do formulário eletrônico disponível no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). E a documentação exigida deve ser digitalizada e enviada, em PDF, no Sigaa. O período de inscrições vai de 1º de dezembro até 14 de fevereiro de 2022.

A Ufal vai destinar 20% das vagas para negros e pardos; 10% indígenas; e 10% para pessoas com deficiência. Além dessas demandas, serão destinadas 10% das vagas ao Plano de Capacitação e Qualificação dos Servidores da instituição.

O candidato que optar pelas vagas do sistema de cotas precisa anexar o formulário específico de autodeclaração (Anexo 17). Caso não sejam preenchidas, as vagas serão remanejadas para a demanda de ampla concorrência.

A primeira etapa do processo seletivo é composta por uma prova de inglês, eliminatória, e está marcada para 21 de março. Já a segunda etapa, análise de currículo, terá resultado divulgado no dia 4 de abril. Os candidatos saberão o resultado da Carta de Intenção e da Proposta Preliminar de Trabalho em 25 de abril, fechando a terceira etapa do processo. Por último, a Prova Oral, que consiste na 4ª etapa, vai ser realizada entre 5 e 13 de maio.

Confira no anexo todos os detalhes do cronograma e as linhas de pesquisas oferecidas no ProfSaúde.