Grupo de Pesquisa seleciona estudante para trabalho voluntário com pessoa idosa

Inscrições vão até o dia 3 de dezembro e são abertas a estudantes de graduação de qualquer área do conhecimento
Por Diana Monteiro - jornalista
26/11/2021 10h12 - Atualizado em 26/11/2021 às 11h08

O Grupo de Pesquisa Multiprofissional sobre Idosos (GPMI), da Escola de Enfermagem (EENF), está com inscrições abertas para a seleção de 10 estudantes voluntários de qualquer curso de graduação da Universidade Federal de Alagoas e das demais instituições de ensino superior da capital. As inscrições se encerram no dia 3 de dezembro e, do total de vagas, seis serão destinadas a discentes da Ufal, e as demais para estudantes de outras instituições. 

De acordo com a coordenadora do Grupo GPMI, Elizabeth Souza, a seleção é dotada de duas etapas e o pré-requisito é querer trabalhar o cuidado à pessoa idosa e ter disponibilidade para cumprir a carga horária. O grupo foi criado em 2014 e está devidamente cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 

“Desde a criação, o GPMI vem realizando ações, pesquisas e outras atividades visando a promoção da saúde das pessoas idosas, por meio da educação para o envelhecimento, em todas as faixas etárias. Se um dos grupos não preencher o seu número de vagas, essas automaticamente irão para o outro grupo. As vagas remanescentes serão preenchidas de acordo com a lista de excedentes”, destacou Elizabeth. 

Conforme Edital, a seleção da equipe voluntária é dotada das seguintes fases: análise dos documentos e das informações de caráter eliminatório e entrevista de caráter classificatório. A primeira etapa será composta pela análise do currículo lattes e da carta de intenção. Levará em conta a organização no preenchimento do formulário, o interesse e a experiência com atividades relacionadas à pessoa idosa. 

A segunda etapa da seleção será constituída por uma entrevist,  realizada por meio da plataforma google meet, sendo requisito obrigatório e classificatório para a seleção final. A análise levará em consideração a organização de ideias e a disponibilidade dos/as integrantes para as atividades.

Requisitos 

Entre os requisitos para integrar a equipe de trabalho voluntário estão ser estudante de graduação regulamente matriculado em uma instituição de ensino superior local; não estar cursando o último ano da graduação; e estar disponível para a realização de pesquisas. O resultado parcial da seleção será divulgado no dia 10 de dezembro. A entrevista (segunda etapa da seleção) será realizada nos dias 13 e 14 de dezembro, com resultado final no dia 20. As atividades do Grupo terão início no dia 18 de janeiro de 2022.

Para inscrição e mais informações sobre o GPMI, clique aqui