Estudante da Ufal é selecionado para bolsas de pós-doutorado

Dos 120 concorrentes do Edital Público, sete foram selecionados pelo Dimension Science
Por Diana Monteiro - jornalista
19/11/2021 09h42 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h23
Harrisson David com a orientadora Magna Moreira

Harrisson David com a orientadora Magna Moreira

Com toda formação acadêmica (graduação e pós-graduação) na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o aluno e pesquisador Harrisson David está entre os sete selecionados contemplados com bolsas da Dimension Science (EUA). Com pós-doutorado em andamento, Harrison é graduado em Física, com mestrado e doutorado em Física da Matéria Condensada, dentro do programa de pós-graduação do Instituto de Física (IF) da Ufal. Em 2020, concluiu também o doutorado em Nanotecnologia y Materiales Avanzados, pela Universidad Autónoma de Madrid, realizado conjuntamente com a instituição alagoana. 

A Dimensions Sciences é uma Organização Não Governamental (Ong), sem fins lucrativos, e tem a finalidade de apoiar, financeiramente, cientistas brasileiros que já estão voluntariamente vinculados a laboratórios sediados no Brasil, mas não possuem bolsa, ou cientistas brasileiros de retorno de intercâmbio científico no exterior para laboratórios sediados no Brasil, que estão na mesma condição (sem bolsas). 

A Ong visa contemplar os momentos de transição de carreira, permitindo que o profissional de ciência consiga continuar se dedicando à pesquisa enquanto busca por bolsas de maior duração das agências estaduais, federais, ou internacionais ou por vínculos empregatícios. 

A bolsa conquistada por Harrisson, com vigência de três meses, dará suporte à continuidade da pesquisa em andamento na Ufal, dentro do projeto Raman Acustofluídica - como técnica de diagnóstico e monitoramento celular, sob a coordenação da professora e orientadora Magna Suzana Alexandra Moreira, do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), também coordenadora do Laboratório de Farmacologia e Imunidade (LaFI) da instituição alagoana. 

“Ele foi aprovado em primeiro lugar no pós-doutorado - PNPD-Capes-Ufal no Instituto de Física da instituição alagoana, mas sua bolsa foi cortada durante a transferência. A seleção para a contemplação da bolsa pela Dimension Science foi feita por meio de um edital público, disputado por 120 concorrentes, com avaliação dotada de rigorosos critérios”, enfatiza Magna. 

Harrisson é especialista em Espectroscopia aplicada em sistemas biológicos, com diversas publicações de alto impacto nessa área durante seu doutorado. Há dois anos, juntou-se ao Grupo de Pesquisa de Acústica Física (GAF) e ao Laboratório de Farmacologia e Imunidade da Ufal para o desenvolvimento da plataforma de Bioespectroscopia assistida por dispositivos de acoustofluídica para ensaios em células. 

Além da parceria com o Grupo GAF, coordenado pelo professor Glauber Tomaz da Silva, o projeto conta com a colaboração do Grupo Nano-Fotônica e Imagens (GNFI), liderado pelo professor Carlos Jacinto da Silva nos estudos relacionados à parte de Espectroscopia. “O currículo dos coordenadores das áreas específicas do projeto, dentro dos critérios estabelecidos para a seleção, também se somou para a aprovação de Harrisson. O projeto tem possibilitado grandes avanços na interface da acustofluidica e imunobiologia da leishmania no contexto do estudo científico”,destacou a coordenadora Magna, que é a “principal investigadora” (PI), da pesquisa em andamento na Ufal.