Escrita acadêmica e publicação de artigos é tema de curso que começa dia 11

Evento faz parte do 1º Ciclo extensionista e será ministrado por Mayara da Costa, do Blogueirinha Acadêmica
Por Ascom Ufal
05/11/2021 15h17 - Atualizado em 05/11/2021 às 15h18

Na próxima quinta-feira (11), acontece mais uma atividade do 1º Ciclo Extensionista, o minicurso A importância da publicação e divulgação científica. Será ministrado por Mayara da Costa e Silva, idealizadora do projeto Blogueirinha Acadêmica nas redes sociais (Instagram, Tik Tok e Facebook). Ela vai apontaar os caminhos para conseguir a tão esperada publicação de artigos.

A atividade terá início às 19h30 via Youtube, diretamente no canal do Sistema de Bibliotecas (Sibi) da Universidade Federal de Alagoas. Serão entregues certificados apenas para quem se inscreveu pelo Sigaa e registrar presença no formulário enviado durante a palestra. Para participar, é preciso se inscrever no curso e depois na atividade (opção “mini-atividade”, que é uma imagem de peças de quebra-cabeças) também até o início da palestra. O tutorial de como realizar a inscrição está disponível neste link.

Segundo o professor Anderson David Gomes, vice-coordenador do GT Economia Política das Comunicações da Alaic e doutorando no PPG Comunicação da Universidade de Brasília, o minicurso tem o objetivo de fazer com que os estudantes compreendam a importância da divulgação e publicação científica no âmbito universitário e fora dele. “Para isso serão abordados os seguintes tópicos: o que é pesquisa científica, quais os tipos de trabalhos científicos que podem ser feitos na universidade, por que é importante divulgar as pesquisas científicas, como essa divulgação pode ser feita e redes sociais e pesquisa científica”, avisou.

Mayara da Costa e Silva dará dicas aos estudantes de onde podem publicar trabalhos científicos como eventos e revistas científicas. Além de mostrar aos estudantes alguns dos itens que são avaliados na hora da publicação científica. Ela é doutoranda em Comunicação Social pela Universidade de Brasília e colunista do Site Comunicolog - O campo da comunicação. É também integrante do Pauta Gênero - Observatório de Comunicação e Desigualdade de Gênero, projeto de extensão da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).

O evento

O Ciclo Extensionista de Dicas de Produção Científica é um projeto de extensão vinculado à Unidade Educacional de Santana do Ipanema da Ufal, sob coordenação da bibliotecária Rafaela Lima e dos professores Anderson Santos e Manoel Valquer.

O quê: Minicurso A importância da publicação e divulgação científica

Quando: 11 de novembro (quinta-feira), às 19h30

Onde: Canal Sibi/Ufal

Mais informações sobre o curso, basta clicar aqui