Egresso da Ufal promove campanha para fazer intercâmbio na França

Edésio Santos é de Coruripe e foi aprovado para a Université Jean Moulin Lyon 3
Por Lenilda Luna - jornalista
17/11/2021 10h45

Edésio Santos tem muitas conquistas para comemorar. Ele é de Coruripe, no litoral sul de Alagoas, filho de trabalhadores rurais, fez o ensino fundamental e médio em escolas públicas e foi o primeiro integrante da família a ter acesso ao ensino superior público. 

Não foi fácil. Quando terminou os estudos na escola, ele não tinha condições de se dedicar exclusivamente à preparação para o Enem. “Apesar do pouco acesso, meus pais sempre nos incentivaram a estudar. Entretanto, ao me formar, tive que trabalhar como ajudante de pedreiro e em um escritório de contabilidade. Por isso, achava inalcançável a ideia de realizar ensino superior”, conta o estudante. 

Mas basta um pouco de apoio para que estudantes dedicados vislumbrem oportunidades. “Descobri que havia um ônibus que levava universitários de minha cidade à Maceió. Passei a estudar sozinho, prestei o Enem e fui aprovado no curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Alagoas”, ressalta Edésio. 

Ele foi aprovado, e surgiram novos desafios que angustiam os estudantes de baixa renda. É aí que se destaca a importância das políticas de Assistência Estudantil. “Através de uma bolsa de estudos e da residência universitária, pude sair do emprego e focar nos estudos, e sei o quanto o investimento público nessas bolsas foram essenciais para minha permanência no curso”, enfatiza o estudante. 

Ao concluir o curso, em fevereiro de 2019, Edésio não quis parar por aí. “Formado em Ciências Biológicas, consegui lecionar em um cursinho popular, o que fez ressurgir em mim uma antiga aspiração, sempre considerada impossível: fazer um curso de Direito. Hoje, estou na Universidade de São Paulo (USP) no terceiro ano da faculdade”, relata Edésio. 

A nova conquista do egresso da Ufal e atual estudante da USP foi ser aprovado em um programa de intercâmbio bastante concorrido, o Partenariat International Triangulaire d'Enseignement Supérieur (Pites), programa que permite dupla graduação em Direito brasileiro e em Direito francês. “Com esse programa, consegui uma bolsa para Intercâmbio na Université Jean Moulin Lyon 3, na qual poderei estudar durante o ano de 2022”, comemora Edésio. 

Mas essa é uma nova etapa para a qual o estudante precisa de apoio. Por causa da pandemia e dos constantes cortes no orçamento, não está confirmada a liberação de bolsa de custeio. “Diante disso, realizei estágios, buscando arrecadar o necessário, mas percebi que isso seria impossível devido a cotação do euro, somando um custo total de R$ 48 mil. Apesar de ser um valor muito alto, reconheço toda a minha caminhada e não pretendo desistir”, destaca o estudante. 

Para alcançar o valor necessário, Edésio Santos criou uma campanha de arrecadação solidária. Para contribuir, é só fazer a opção pelos seguintes meios: 

Vaquinha online:  

Para doar sem as taxas da plataforma, utilize transferência bancária ou o pix: edesiosantos@usp.br

 Transferência bancária:

Edésio Antonio Ferreira dos Santos

Banco do Brasil

Ag: 3057-0

Conta: 36032-5