Ufal participa de oficina sobre combate às arboviroses neste sábado

A professora Raquel Monte, coordenadora do curso de Jornalismo da Ufal, lidera o projeto em Alagoas
Por Ascom Ufal com informações da assessoria do Projeto Arbocontrol
22/10/2021 14h16 - Atualizado em 22/10/2021 às 14h17
Espaço cultural onde ocorrerá a oficina (Foto Jaciane Lira)

Doenças trazidas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, zika e chikungunya continuam a crescer em Maceió, apesar das campanhas da Secretaria Municipal de Saúde. Segundo o boletim epidemiológico do início do mês de outubro, houve um aumento de 59,54% dos casos de dengue na cidade, em relação ao ano passado. Diante deste cenário, as representantes em Alagoas da pesquisa Arbocontrol decidiram realizar uma oficina para dialogar com os moradores de algumas localidades.

A atividade acontece neste sábado (23), às 15h30, no Espaço Cultural Afro Dendê, localizado no Conjunto Cidade Sorriso 1, no Benedito Bentes. A iniciativa integra o Projeto Arbocontrol, ligado ao Departamento de Saúde Coletiva da Universidade de Brasília. A ação ocorre em parceria com o projeto Afro Dendê e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e é aberta aos moradores locais, gratuitamente.

A proposta da oficina, vinculada à pesquisa nacional Arbocontrol: Gestão da informação, educação e comunicação no controle das arboviroses dengue, zika e chikungunya, é avaliar os produtos audiovisuais oficiais das campanhas contra arboviroses e instrumentalizar o público presente para a produção de vídeos curtos, com uma linguagem mais identificada com a população local.

A oficina será conduzida pela professora de Comunicação, Raquel do Monte, com apoio de Jaciane Lira e Juliana Leandro, integrantes do projeto. A dinâmica vai conduzir o grupo, por meio de rodas de diálogo, a um momento de discussão sobre questões ligadas à prevenção, à profilaxia e ao combate às arboviroses. Depois disso, os próprios participantes vão produzir conteúdos informativos em vídeo para a circulação na comunidade.

Para se inscrever, basta ligar ou mandar uma mensagem de Whatsapp para o celular (81) 997209669