Ufal está com inscrições abertas para mestrado em Ciência da Informação

Podem se inscrever graduados alunos no último período do curso em quaisquer áreas do conhecimento
Por Ascom Ufal
18/10/2021 18h56 - Atualizado em 19/10/2021 às 13h20

Interessados em concorrer às 20 vagas do edital de mestrado em Ciência da Informação devem se inscrever no site de 8 a 20 de novembro. Podem concorrer graduados em quaisquer cursos de graduação, com diploma emitido por instituições oficiais reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), ou concluintes do último semestre da graduação.

O processo seletivo será feito em três etapas: avaliação do projeto de pesquisa, avaliação da defesa do projeto de pesquisa e avaliação do currículo do candidato. A defesa do projeto será feita de forma virtual e remota. As vagas estão distribuídas nas categorias de ampla concorrência, cotas e servidor público. Havendo empate, a Comissão de Seleção deverá levar em consideração os seguintes critérios de desempate: maior nota na avaliação do projeto de pesquisa; maior nota na avaliação da defesa de projeto de pesquisa; maior nota na avaliação do currículo lattes e maior idade do candidato.

O resultado da seleção será divulgado em 14 de janeiro de 2022. As matrículas acontecerão no período de 14 a 18 de fevereiro, e as aulas terão início em março do próximo ano.

O PPGCI

O Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI) é reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), oferta mestrado acadêmico com a finalidade de qualificar egressos de diferentes áreas de conhecimento, para desempenhar atividades de pesquisa, docência superior e gestão no campo amplo da informação.

O programa tem área de concentração Informação, Tecnologia e Inovação, que possibilita a inter-relação entre conceitos, teorias, metodologias, instrumentos e processos que condicionam a construção de redes de informação e sua dinâmica no fluxo informacional em diversas esferas sociais e culturais. A área de concentração se desdobra estrategicamente em domínios complementares de estudos sistematizados em duas linhas de pesquisa.

Dentre os objetivos do Programa estão proporcionar o aprimoramento no campo da informação, visando oferecer ao discente elevado padrão técnico, científico e profissional; desenvolver um ambiente de incentivo à produção de conhecimento em informação, tecnologia e inovação, a partir da integração entre ensino, pesquisa e extensão; e formar recursos humanos que atendam às exigências de qualificação e expansão do ensino superior, da profissionalização e da pesquisa em informação, tecnologia e inovação.

Mais informações neste site, por e-mail: ppgci@ichca.ufal.br ou pelos telefones Telefone: (82) 3214-1321.