Ufal abre mais de 2 mil vagas para reopção, reingresso e reintegração

Os alunos aprovados ou classificados iniciarão as aulas em março de 2022
Por Ascom Ufal
08/10/2021 14h54 - Atualizado em 08/10/2021 às 14h58

Estão abertas as inscrições para os editais de reopção e mudança de turno, reintegração e reingresso na Universidade Federal de Alagoas. São 2.031 vagas nos três editais, sendo que as inscrições para reopção, mudança de turno e reingresso vão até 29 de outubro; para reintegração, o prazo até 31 deste mês. O início das aulas para os alunos ocupantes dessas vagas será no semestre letivo 2021.2, que acontecerá no dia 21 de março de 2022.

Confira abaixo mais informações:

Reopção e mudança de turno

Os interessados em realizar reopção de curso e de mudança de turno do semestre letivo 2021.2 devem estar regularmente matriculados em componentes curriculares do curso ou estejam com o curso trancado, sem bloqueio de matrícula.

Lembrando que a reopção é mudança do curso de origem do estudante, na mesma instituição de ensino, desde que haja vagas no curso ou período em que o aluno for classificado. Para isso, ele deve ter concluído o 1º período da graduação curso de origem, com aprovação acima de 50% da sua carga horária ou ter concluído até 60% da carga horária total do curso de origem; não ter completado o prazo para a conclusão do curso de origem; e estar regularmente matriculado em componentes curriculares do curso ou, ainda, estar com o curso trancado, sem bloqueio de matrícula.

Já a mudança de turno é admitida a partir do 1º período, desde que o estudante esteja matriculado em curso de graduação com a mesma nomenclatura e do mesmo campus e unidade educacional.

São 1.062 vagas nos cursos de graduação nos campi A.C. Simões, de Ciências Agrárias, Arapiraca e do Sertão. Desse total, 881 para reopção de curso e 181 para mudança de turno.

Para se inscrever, é preciso acessar o site da Copeve, preencher o formulário de inscrição e enviar a documentação solicitada. No mesmo link é possível conferir o edital com a lista de cursos e vagas disponíveis. O resultado será divulgado no dia 27 de janeiro. As matrículas iniciam em março de 2022.

Reingresso

Para reingresso são disponibilizadas 145 vagas nos cursos de graduação da Ufal, na modalidade presencial. A solicitação de reingresso é feita pelo candidato em até um ano, a contar da data da colação de grau no curso anterior em relação ao início do semestre letivo 2021.2, resguardando o aproveitamento integral das disciplinas comuns.

Quem está em fase de conclusão de curso na Ufal também pode se habilitar às vagas de reingresso, desde que apresente uma declaração de provável concluinte, de modo que, no ato da matrícula no curso, deverá comprovar colação de grau ou integralização do mesmo.

Para se inscrever, é preciso preencher a ficha de inscrição e enviar a documentação solicitada neste link. A seleção levará em conta o maior índice de aproveitamento de estudos, possibilitando adequação ao período mais adiantado; maior coeficiente de rendimento escolar acumulado no histórico escolar; e menor índice de abandono de disciplinas [reprovação por faltas].

O resultado será divulgado no dia 27 de janeiro e as matrículas também iniciam em março de 2022.

Reintegração

Este processo seletivo é destinado, exclusivamente, aos estudantes que apresentam status de desligado da Ufal há, no máximo, dez anos, e que apresentem um percentual de carga horária concluída igual ou superior a 50% da carga horária total do curso. São 824 vagas nos cursos de graduação, na modalidade presencial.

Para se inscrever é preciso preencher esta ficha de inscrição, efetuar o pagamento da taxa e enviar a documentação solicitada. Não haverá prova de seleção, o processo levará em conta o menor índice de carga horária necessária para a conclusão do curso; o maior coeficiente de rendimento escolar acumulado no histórico; e o menor índice de abandono de disciplinas [reprovação por faltas].

Os candidatos aprovados ou classificados dentro do número de vagas terão a confirmação da matrícula institucional automática, efetuada pela Copeve, NTI e DRCA. As inscrições vão até 31 de outubro e o resultado será divulgado em 27 de janeiro. O período de ajuste da matrícula acadêmica pela coordenação do curso será de 21 a 25 de março de 2022.