Residência multiprofissional do HU abre inscrição para seleção complementar

Vagas são destinadas a candidatos pretos, pardos e indígenas
Por Thâmara Gonzaga - jornalista
25/10/2021 18h22 - Atualizado em 28/10/2021 às 09h08

Estão abertas, até o dia 10 de novembro, na página da Copeve, as inscrições para a seleção complementar da Residência multiprofissional em saúde na área do adulto e idoso, com vagas destinadas a candidatos pretos, pardos e indígenas (demanda PPI). A pós-graduação é ofertada pelo Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Os candidatos que desejarem concorrer à demanda PPI [pretos, pardos e indígenas] desse processo seletivo deverão, obrigatoriamente, efetuar duas inscrições: a primeira deve ser realizada no site do Exame Nacional de Residência (Enare 2021/2022), seguindo as orientações e os prazos do respectivo edital, optando-se por uma profissão ofertada pela Universidade alagoana. Já a segunda é gratuita e deve ser feita no site da Copeve, mediante escolha obrigatória da mesma profissão selecionada para concorrer no Enare, além da opção por uma das demandas de cotas ofertadas.

A residência multiprofissional do HU oferta um total de 20 vagas para o período letivo de 2022-2024, sendo 12 vagas para a demanda de ampla concorrência (com inscrição apenas na página do Exame nacional) e oito para o sistema de cotas, sendo cinco para autodeclarados pretos e pardos e três para indígenas.

A distribuição das vagas adota os critérios definidos na Resolução nº 86/2018 do Conselho Universitário da Ufal, que regulamenta a implementação de Políticas de Ações Afirmativas nos cursos de pós-graduação lato sensu da Universidade.

O edital da Enare não prevê a demanda PPI. O reitor Josealdo Tonholo e o gerente de Ensino e Pesquisa do HU, Eurico Lobo, realizaram uma série de tratativas junto à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para conseguir contemplar as vagas de Políticas de Ações Afirmativas da Ufal. “Considerando que no edital nacional não havia previsão de contemplar as cotas para pessoas pretas, pardas e indígenas, estamos lançando o edital complementar pela Copeve, que corresponde às oito vagas necessárias para atendimento das premissas da Resolução Nº 86/2018, de 10/12/2018, do Consuni Ufal”, explicou.

A seleção de candidatos às vagas do programa de pós-graduação na modalidade de Residência multiprofissional em saúde do adulto e do idoso, para o período letivo de 2022-2024, será realizada levando-se em consideração, única e exclusivamente, a nota final obtida no Processo Seletivo Enare 2021-2022. Mais informações, acesse o site.

As normas referentes ao processo seletivo complementar podem ser consultadas no edital disponível na página da Copeve.

Mais sobre a pós

A Residência multiprofissional em saúde do adulto e do idoso tem duração de dois anos, sendo um ano em programa de educação em serviço com o objetivo de capacitação profissional, cumprido em regime de dedicação exclusiva, podendo incluir plantões. A educação em serviço é realizada, prioritariamente, nas dependências do Hospital Universitário e em unidades de Atenção Primária em Saúde do município de Maceió. O programa terá início na data prevista, dia 3 de março de 2022.

Atualmente, a bolsa-auxílio mensal tem o piso bruto de R$ 3.330,43, para uma carga horária de 60 horas semanais e dedicação exclusiva. Este valor está sujeito a mudanças conforme regulamentação do Ministério da Educação (MEC), não sendo a Ufal responsável por essas alterações.

Somente receberão o Certificado de Conclusão os residentes que satisfizerem as condições previstas pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS).