Cartilha orienta estudantes da Ufal que estão aptos a fazer o Enade 2021

Procuradoria Educacional Institucional lançou o documento e um canal de comunicação para tirar dúvidas

Por Manuella Soares - jornalista
11/10/2021 19h21 - Atualizado em 03/05/2024 às 12h42

Os estudantes da Ufal só precisam concentrar o foco nas provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Isso porque todas as informações sobre o que é, quem pode fazer, prazos, datas e importância da avaliação estão reunidas numa cartilha organizada pela Procuradoria Educacional Institucional (PEI) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

O documento está disponível nos anexos para download e contém tudo o que o estudante precisa saber para realizar a prova com tranquilidade. "Nossa equipe da PEI desenvolveu [a cartilha] pensando no seu propósito sociocomunicativo, a fim de que possa ser algo prático e funcional para nossos estudantes", destacou o procurador Educacional, Deywid Melo.

O projeto visual da cartilha foi elaborado pela Assessoria de Comunicação da Ufal, sob coordenação da programadora visual Camila Fialho. Entre as funcionalidades, é possível ter informações adicionais por meio de links ativos que direcionam para páginas dos sites referenciados, com conteúdos seguros.

O Enade acontece em duas etapas, sendo a primeira delas o envio de questionários para os alunos. Este ano, essa fase já começou e tem prazo até 13 de novembro. A segunda etapa é a aplicação das provas, que acontece no dia 14 de novembro. Até lá, a PEI cumpre um cronograma de diversas atividades com as coordenações e os alunos para que a edição de 2021 seja eficaz. A equipe já realizou reuniões com os coordenadores, além de eventos pelo canal da Prograd no Youtube, voltado para professores e estudantes.

De acordo com portaria do MEC, o Enade é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e qualquer pendência impede o estudante de colar grau. Ingressantes e possíveis concluintes são inscritos no exame, mas apenas os possíveis concluintes da instituição devem se submeter ao exame. Este ano serão avaliados os cursos de licenciaturas de três campi da Ufal e da Educação a Distância, além de alguns bacharelados vinculados a licenciaturas. Ao todo, 44 cursos da Ufal foram enquadrados pelo Inep. A lista de todos pode ser conferida na cartilha.

A PEI recomenda a leitura completa do documento que é bem resumido e didático para obter outras informações sobre dispensa da prova, o que levar no dia, como se preparar, e calendário com as datas importantes.

Dificuldades de acesso

Usuários relataram problemas de acesso e navegação no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), que é responsável pelo Sistema Enade. Isso tem dificultado o preenchimento do questionário.

"Lamentamos que o sistema esteja passando por diversos problemas técnicos e que o INEP ainda não conseguiu solucioná-los. Apesar de haver um tempo até o dia da prova, esses problemas estão prejudicando os estudantes a cumprirem as etapas necessárias e se prepararem para o referido exame", salientou Deywid, reforçando que existe ainda um canal exclusivo da PEI para ajudar a esclarecer dúvidas sobre o Enade: pi@reitoria.ufal.br.