Alunos de Medicina criam manual sobre vacinação em crianças e adolescentes

Trabalho feito no curso em Arapiraca pretende reforçar a importância da imunização disponível no SUS
Por Manuella Soares - jornalista
20/10/2021 21h46 - Atualizado em 22/10/2021 às 15h12
context/imageCaption

Alunos de Medicina do Campus Arapiraca que desenvolveram o manual

O Programa Nacional de Imunização (PNI) do Brasil é completo e gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). É um direito receber vacina para vários tipos de doenças, mas nem sempre a informação chega de forma eficiente. Por isso, uma turma do curso de Medicina da Ufal em Arapiraca criou o Manual de Vacinação, com foco no esquema vacinal de crianças e adolescentes, disponível nos postos de saúde.

O material é destinado a pais e cuidadores e vai ajudar o médico e demais profissionais de saúde que atendem no SUS. Com linguagem simples e ilustrações, o manual, em formato de e-book, foi totalmente escrito pelos alunos e lembra as 19 doenças que fazem parte do PNI. A ideia de reunir as principais informações num meio acessível surgiu na disciplina Saúde da Criança e do Adolescente, ministrada pelo professor Sandro Lins Machado. Ele conta que a vivência no SUS esbarra com situações preocupantes.

"A prática no posto de saúde mostrou a maioria das crianças atendidas com atraso no cartão vacinal, e, apesar de o assunto vacina ser tão explorado pela mídia, a queda da imunização no Brasil tornou-se uma realidade, confirmada pelo Conass [Conselho Nacional de Secretários de Saúde]", alertou Sandro, dando como exemplo que em 2016, apenas 44% dos municípios brasileiros tiveram a cobertura vacinal recomendada para a BCG, a primeira vacina da vida. E acrescentou: "A pandemia acentuou o problema, principalmente, com a fase do 'fique em casa'".

Informações sobre o que é vacina, por que se vacinar e orientações a respeito do calendário vacinal são encontradas logo no início do e-book. O manual também faz um resumo sobre a maioria das vacinas disponíveis no PNI, enfatizando o que previne, quais indicações, como é feito o esquema de doses e a via de administração. De forma simples, os alunos explicam se determinada vacina tem contraindicação e efeitos adversos, para esclarecer qualquer dúvida dos pais e responsáveis.

Todo o trabalho foi orientado pelo professor Sandro e as professoras Mônica Galdino e Luísa Robalinho. Cada capítulo do manual contou com a participação de grupos de estudantes que se dividiram para concentrar as ideias essenciais referentes ao assunto. Ainda é possível saber um pouco mais sobre doenças como dengue e HPV, esta última que entrou no PNI em 2014. O e-book fica disponível justamente num período onde há um esforço nacional do Ministério da Saúde em incentivar a multivacinação de crianças e adolescentes, reforçando a importância do material produzido na Ufal. E segundo Lins, o próximo projeto é realizar um novo e-book, a partir desse semestre letivo, para contemplar as informações sobre a vacina da covid-19.

Confira no anexo o manual completo.