Paespe abre inscrições para novas turmas para alunos do ensino médio

Programa é uma oportunidade para alunos de escolas públicas ingressarem no ensino superior
Por Jacqueline Freire - jornalista
29/01/2021 16h36
Sala de aula do pré-vestibular social da Ufal

Os alunos do ensino médio, regularmente matriculados no 2º ou 3º ano, poderão se inscrever para as turmas 2021 do Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado (Paespe). As inscrições estão abertas até 17 de fevereiro e podem ser feitas pela página da Copeve. Serão 200 vagas, sendo 120 destinadas aos alunos da 2ª série e 80 para os da 3ª.

A prova está prevista para o dia 13 de março e a vice-coordenadora do Paespe, Geiza Gomes, avisa que, para evitar a contaminação pela covid-19, a prova de seleção será realizada de modo remoto. “Consistirá no preenchimento de um formulário do Google, contendo questionário socioeconômico e uma redação. Tendo em vista a exclusão digital dos alunos, eles terão tempo hábil para realizar a prova, visando minimizar os problemas de conexão”, explicou.

A expectativa é que as atividades sejam realizadas de modo híbrido (remoto e presencial). “As tarefas presenciais dependem do cenário da pandemia e do posicionamento da Universidade quanto às aulas presenciais”, informou.

Sobre o Paespe

O Paespe da Ufal é um programa que tem por missão promover educação e transformação social de alunos oriundos da rede pública.

Certificado pela Fundação Banco do Brasil como uma Tecnologia Social, o Programa atua no contraturno escolar oferecendo para alunos do ensino médio um pré-vestibular social. Além disso, estudantes e seus familiares participam de outras atividades, como curso de informática básica, palestras, oficinas e visitas técnicas.

As aulas do Paespe são realizadas no Centro de Tecnologia (Ctec), no Campus A.C. Simões, em Maceió, e tem como professores os próprios docentes da Ufal. Os alunos dos Programas de Educação Tutorial (PET), do Programa de Iniciação à Docência (Pibid) do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) e de Empresas Juniores do Ctec também podem atuar como colaboradores.