Evento GenomicDay 2020 será realizado nesta sexta-feira

Iniciativa da Fiocruz para divulgação científica entre alunos do ensino médio conta com parceria da Ufal
Por Thâmara Gonzaga - jornalista
24/09/2020 12h22

É estudante do ensino médio e quer aprender mais sobre genômica? Então participe do GenomicDay, nesta sexta-feira (25), das 8h45 às 14h5, para saber mais sobre esse ramo da genética. Para assistir, basta acessar o canal.

Funcionamento do DNA, genes, genomas, doenças genômicas, recursos genéticos aplicados ao melhoramento de plantas, além de vacinas e covid-19 são alguns dos temas que serão abordados por pesquisadores de várias instituições brasileiras. A programação contempla grande parte dos conteúdos que aparecem com frequência no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Realizado desde 2016, o Genomicday é uma iniciativa de divulgação científica coordenada nacionalmente pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e conta com a participação de 18 instituições do Brasil inteiro. Ensinar genômica para alunos do ensino médio, contribuir para a atualização dos professores das escolas públicas brasileiras e divulgar pesquisas da área são alguns dos objetivos do projeto.

Em Alagoas, a coordenação é da docente do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) da Ufal, Melissa Landell. Essa é a primeira vez que a Universidade integra o evento. A equipe local também conta com a participação dos professores do Setor de Genética do ICBS, Francisco Tovar e Dalmo Almeida de Azevedo, além de alunos de graduação e pós-graduação dos cursos do Instituto.

Por causa da pandemia, a edição 2020 do evento é on-line. “No período normal, sem pandemia, escolhe-se uma escola e se realiza as atividades presencialmente e simultaneamente com todas as instituições envolvidas. Esse ano, por ser uma situação atípica, o evento será on-line e poderá alcançar um número maior de escolas e alunos que estejam interessados”, destaca a docente Melissa.

Para saber mais sobre a iniciativa de divulgação científica, acesse. A programação do evento pode ser conferida neste link.