Estudante do Cedu é 1º lugar no Programa Ibero-Americanas 2020

Javan Sami Araújo dos Santos é doutorando em Educação e irá cursar disciplinas na Universidade do Porto
Por Ascom Ufal
21/09/2020 16h11 - Atualizado em 21/09/2020 às 16h16
Javan Sami

O doutorando em Educação, Javan Sami Araújo dos Santos, foi classificado em 1º lugar no Programa Ibero-Americanas 2020. O resultado do processo seletivo de bolsas do Programa Ibero-Americanas Santander 2020 foi divulgado na última sexta-feira (11) pela Assessoria de Intercâmbio Internacional (ASI).

Segundo Javan Sami que fará intercâmbio na Universidade do Porto, em Portugal, a oportunidade permite a continuidade de todas as propostas de internacionalização do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE). "A oportunidade também serve de incentivo para que outros discentes participem de processos seletivos de bolsas para o aprimoramento de seus estudos", diz.

Javan é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/Ufal), na linha de pesquisa História e Política da Educação e em sua trajetória acadêmica no curso de Pedagogia, foi bolsista da Iniciação Científica, da monitoria de disciplinas do curso, realizou cursos de aperfeiçoamento, especialização e mestrado pelo Centro de Educação. Atualmente,ele realiza pesquisa sobre a formação continuada para conselheiros municipais de educação em Alagoas, é técnico educacional e atua na Educação Básica e no Ensino Superior, além de ser membro do Grupo de Pesquisa em Gestão e Avaliação Educacional (GAE), liderado pelas professoras Edna Cristina do Prado e Inalda Maria dos Santos.

O Programa de Bolsas Ibero-Americanas Santander 2020

O Programa de Bolsas Ibero-Americanas Santander Universidades integra a política de internacionalização e de valorização do ensino, da pesquisa e da extensão na Ufal e foi criado em convênio entre universidades brasileiras e o Grupo Santander, com o objetivo de potencializar a realização de projetos acadêmicos e culturais voltados ao aprimoramento da formação de discentes das Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras. A presente chamada interna teve como proposta disponibilizar duas bolsas, para estudantes regularmente matriculados dos Campi: A. C. Simões, Arapiraca, Ceca e Sertão, regularmente matriculados em Cursos de Pós-graduação nas modalidades de mestrado e doutorado, acadêmico ou profissionalizante em 2020.

Os alunos poderão escolher Universidades da Colômbia, Espanha, México, Portugal e Uruguai para realizar o intercâmbio. "Vários discentes do PPGE já tiveram a oportunidade de cursar disciplinas em outros países, o que representa qualidade do programa, da mesma forma que permite integração com outros centros de investigação, possibilitando mais desenvolvimento para todos os discentes e docentes", conclui Javan.