Projeto da Ufal realiza ações de comunicação comunitária no combate a covid

Em parceria com movimentos sociais Bureau da Comunicação defende a luta pela narrativa das comunidades
Por Pei Shung Fon, bolsista de relações públicas, e Paulo Canuto, voluntário de Jornalismo
07/08/2020 14h00 - Atualizado em 07/08/2020 às 14h10

O Projeto de Extensão “Bureau de Comunicação Comunitária on-line no combate à covid-19”, vinculado à Agência Experimental de Relações Públicas (Agerp) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), está desenvolvendo ações de comunicação com comunidades periféricas do estado de Alagoas sobre a prevenção e ações solidárias em relação ao novo Coronavírus (covid-19). A ação tem a participação de professores, alunos, comunidades e entidades alagoanas.

Classificado em quarto lugar com nota 9,8 no edital do Programa Extensão Universitária no Combate ao Coronavírus (covid-19), promovido pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Ufal, o projeto trabalha com a criação de materiais informativos sobre as entidades parcerias e a midiatização de todo esse material nas mídias, tendo como ferramenta principal a rede social Instagram com o perfil Bureau de Comunicação (@bureaucomunitario) para divulgação e registro das atividades produzidas. É trabalhada também a Memória como forma de voz e reconhecimento tanto dos movimentos quanto do projeto de extensão.

O projeto é dividido em 5 eixos para melhor dinamizar o trabalho. O Eixo 1 é caracterizado pela Zona Sul, na atuação do Movimento dos Povos das Lagoas; o Eixo 2 por Quilombolas e Indígenas, do Quilombo Lunga e Projeto Magia da Terra; o Eixo 3 por Cultura e Arte, com a Escola Técnica de Artes (ETA) e Fórum de Teatro de Maceió (FTM); o Eixo 4 com a Parte Alta de Maceió, pelo Moradia Terreiro, e o Eixo 5 com a parte Institucional e as Comunidades.

O Bureau é coordenado pela professora de Relações Públicas da Ufal, Manuela Callou, com coordenação adjunta da produtora cultural Keka Rabelo e conta com a participação dos bolsistas de Relações Públicas Pei Shung Fon, Micaella Araújo, Sérvio Diniz, das voluntárias de Relações Públicas Alane Moraes e Jullia Barreto e dos voluntários de Jornalismo Jamerson Soares e Paulo Canuto. Também participam os professores de Relações Públicas Mac Dawison Buarque e Lorenna Karolly, além da professora de serviço social, Elaine Fernandes, da professora de medicina, Ângela Canuto, e das assistentes sociais, Manuella Aragão e Lucyana Leão.

Programação

E se tem diversidade na formação dos eixos, a programação também não fica atrás. Serão lives e rodas de conversas, com debates sobre assuntos de interesse geral e que trabalhem a diversidade, seja em tempos pandêmicos como o que vivemos, como também através de debates que podem, e devem, se estender por toda a vida.

A programação teve início no dia 05/08 indo até o dia 04/09 com o “Conversa de Bureau: Movimentos Sociais na Pandemia” - serão lives e rodas de conversas com convidados especiais para debates ricos em conteúdos. As lives irão acontecer no instagram do projeto Bureau de Comunicação através do link e as rodas de conversa serão transmitidas pelo canal da Pró-reitoria de Graduação da Ufal (Prograd) e do Bureau de Comunicação Comunitário no Youtube.

Serão duas lives por dia, todas as quartas-feiras de 05 de agosto à 2 de setembro, às 15h e 16h20, pelo Instagram e serão abertas para toda a comunidade; já as Rodas de Conversa: acontecem todas as sextas-feiras de 7 de agosto à 4 de setembro, às 15h, pelo canal do Bureau e da Prograd no Youtube. As inscrições e certificados serão liberadas na bio do instagram do Bureau no link  de acordo com a programação, e os certificados de participação serão liberados ao final das transmissões através de um link. É preciso estar presente até o final para adquirir o certificado.

Tem como parceiros a Agência Experimental de Relações Públicas (Agerp-Ufal), Movimento dos Povos das Lagoas, Escola Técnica de Artes da Ufal, Fórum de Teatro de Maceió, Quilômbo Lunga, Projeto Magia da Terra - Xucuru-Kariri Mata da Cafurna e Moradia com Abassà de Angola Oya Igbale - Casa de Resistência.