Reitor firma parceria para criação da Rota do Imperador

Trajeto será explorado como ponto turístico, econômico e cultural entre Alagoas e Sergipe
Por Hiago Rocha - jornalista
17/08/2020 15h08 - Atualizado em 18/08/2020 às 08h41
Meta é criar, oficialmente, a Rota do Imperador como produto turístico, gerando renda para todos os municípios ribeirinhos de Sergipe e Alagoas.

O reitor Josealdo Tonholo apresentou, no sábado (15), proposta de parceira ao senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) para o fortalecimento técnico entre a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e o Estado de Sergipe na construção da Rota do Imperador – lembrada pela visita de Dom Pedro II – a ser desenvolvida como imperativo turístico, econômico e cultural entre os dois estados margeados pelo rio São Francisco. A visita ocorreu no gabinete do senador, em Aracaju.

“Temos que pensar de forma conjunta a requalificação dos dois lados do baixo São Francisco reforçando a promoção social para Alagoas e Sergipe. O senador Alessandro Vieira entendeu e já confirmou apoio ao projeto. O olhar estratégico tem lastro artístico, cultural e econômico a ser articulado com todos os municípios da Rota do Imperador para gerar ativos materiais e de resgatar ativos imateriais das cidades”, disse o reitor.

Para o senador Alessandro Vieira, o projeto atende não apenas o lado alagoano, mas traz a vocação de Sergipe para o turismo qualificado, estruturado. "Temos interesse no projeto por entendê-lo como um marco para as duas regiões e pelo caráter de perenidade para as populações das cidades sergipanas e alagoanas", comentou o senador.

A visita técnica contou com participação do pró-reitor de Extensão, Clayton Santos, e do novo diretor da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), Ricardo Wanderley. “Queremos pensar, organicamente, as duas margens do Rio São Francisco, e nos potenciais culturais, históricos, artísticos, patrimoniais - material e imaterial, na perspectiva de unificá-los aos municípios, trazendo o valor das cidades alagoanas e sergipanas nessa prospecção”, explicou Santos.

De acordo com Ricardo Wanderley, a meta é criar, oficialmente, a Rota do Imperador como produto turístico, gerando renda para todos os municípios ribeirinhos de Sergipe e Alagoas. "O levantamento prevê inventários turísticos, estabelecimentos de marcos legais municipais e estaduais, capacitação de agentes de turismo na região nos dois estados, bem como de gastronomia e museologia", pontuou Wanderley.

Com a busca ativa de apoiadores iniciada com adesão do senador Alessandro Vieira, o próximo passo é o envio formal do projeto para apreciação e entendimento da melhor forma de aporte financeiro.