Projeto promove orientação veterinária e bem-estar animal

PET Cidadão é desenvolvido por alunos de medicina veterinária da Ufal de Viçosa e já conta com quase 2000 seguidores no Instagram
Por Paulo Canuto, estudante de jornalismo
17/08/2020 16h17 - Atualizado em 19/08/2020 às 15h29

Cuidar bem do pet é uma tarefa que independe de época, seja em tempos de “calmaria” mas também em tempos delicados como o que vivemos por conta da pandemia do novo coronavírus (covid-19). Neste momento, o projeto “PETCidadão”, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), vem com o “Pet Cidadão nas Comunidades do Fórum Popular da Ufal”.

Coordenado pela professora Marcia Kikuyo Notomi da Ufal Unidade Educacional de Viçosa, o PET Cidadão é realizado por alunos do curso de medicina veterinária, sob orientação de docentes e técnicos, integrando pesquisa, ensino e extensão, o objetivo é prestar a assistência médico-veterinária gratuita e promover a educação sobre bem-estar animal, controle de natalidade e zoonoses a tutores de animais.

O projeto visa  promover  assistência para estudantes do ensino fundamental e a comunidade alagoana, principalmente em situação de vulnerabilidade, como o Grupo Doguinhos da Ufal (Arapiraca), Projeto Acolher - abrigo de animais no Village Campestre e o Movimento de Moradores de rua de Maceió, visando reduzir os maus tratos, abandono animal, superpopulação, acidentes de mordedura ou de trânsito e principalmente, transmissão de doenças para outros animais e para seres humanos (zoonoses), e principalmente melhorando a relação desse animais com seus tutores e a sociedade.

A fim de promover não só bons hábitos de cuidados com os pets o projeto também promove a proteção aos seres humanos “a importância das pessoas saberem como criar um animal saudável que não traga riscos a sociedade, por isso projeto visa, orientar para o controle na população de cães e gatos, reduzir abandono e redução da transmissão de enfermidades entre animais e seres humanos”, explica a coordenadora do projeto.

As orientações eram feitas presencialmente em escolas e também ações de atendimentos realizadas pelo Grupo de Estudos Pequenos Animais (Grupet), mas com o isolamento social o projeto passou a fazer vídeos instrutivos sobre bem-estar, controle de natalidade e zoonoses em pequenos animais, pelo Instagram. O perfil do projeto já conta com mais de 1.800 seguidores.

O projeto agora se prepara para ir além das redes sociais digitais e vai fazer uso de uma tradicional ferramenta de comunicação, e uma das mais antigas, o rádio. Com previsão para início em setembro, o projeto fez uma parceria com o radialista Moreira do site mundo animal Maceió. O conteúdo será exibido no quadro “Momento PET” que funciona durante um intervalo de programação, sem horário definido ainda. O Momento PET acontece na rádio Maceió AM 20, além da inclusão de material no programa “mundo animal” na Rádio Web Cidadania.

Quem quiser acompanhar o conteúdo do projeto pode acessar a página no instagram no aqui.