Mestranda em Veterinária apresenta guia sobre criação de cães e gatos

Iniciativa inovadora em políticas públicas será apresentada esta semana em congresso de saúde pública veterinária
Por Jacqueline Freire – jornalista
10/08/2020 14h50 - Atualizado em 12/08/2020 às 14h19
Evelynne Marques durante realização da pesquisa de campo

Uma pesquisa realizada pela mestranda Evelynne Marques de Melo se tornou uma grande ferramenta para a educação ambiental no Estado e no país. O trabalho intitulado: “Observação de manejo realizado pelos tutores com caninos e felinos como aspectos de importância para políticas públicas: da pesquisa à intervenção no problema” foi escolhido para ser apresentado, esta semana no Congresso Ibero-Americano de Saúde Pública Veterinária-Cispvet, em evento on-line, e inspirou o PL Federal 6251/2019 que “dispõe do cartão sanitário  animal”.

O trabalho, resultado de pesquisa inédita, apontou a necessidade de políticas públicas os modos de criação de caninos e felinos domésticos em Maceió-AL. A pesquisa direcionou a produção dos primeiros Guias educativos/cartões sanitários animal sobre cães e gatos do estado de Alagoas e foi escolhida para ser apresentada no congresso por ser original, inovadora e relevante, pois para além da pesquisa, produziu instrumentos para intervenção no problema.

“A educação ambiental é uma necessidade nacional observada em pesquisas veterinárias, e o controle sanitário é importante pois o governo brasileiro permite livre a criação destas espécies de animais à todos os cidadão; contudo, as baixas classes sociais ainda têm dificuldade de acesso ao médico veterinário mantendo uma relação homem-animal sem orientações veterinárias, levando a uma criação desordenada, desenvolvimento de doenças por descuidos básicos, reprodução e abandono sem controle”, explica Evelynne.

A pesquisa e os produtos educativos e legislativos foram desenvolvidos pela mestranda no período em que foi aluna dos cursos de mestrado (o Mestrado Profissional MPPS- Cesmac e o Mestrado Acadêmico em Ciência animal da Ufal). “Durante o curso no Cesmac, foi desenvolvido o primeiro inquérito epidemiológico com tutores (proprietários) de caninos e felinos domésticos de Maceió, cujos resultados apontaram para uma necessidade de política pública educativa; desse modo foram produzidos os Guias educativos em parceria com os professores do Mestrado Acadêmico em Ciência Animal da Ufal e a advogada da comissão de bem estar animal da OAB-AL, Adriana Alves, que formaram o corpo editorial dos materiais”, conta.

Ela ouviu 400 tutores, abrangendo pessoas de 94% dos bairros de Maceió. “Esta iniciativa educativa ambiental pioneira no estado de Alagoas, foi estendida à nível nacional, com a elaboração de instrumentos legislativos direcionados aos níveis municipal, estadual e federal, onde o federal já está em tramitação sob PL 6251/2019”, comemora a estudante.