Feminismo em debate em mais um edição do Mora na Filosofia

Atividade acontece nesta sexta-feira (21), às 19h, no youtube
Por Blenda Machado - estagiária de Jornalismo
19/08/2020 17h38

O Projeto de extensão Mora na Filosofia realiza nesta sexta, 21 de agosto, às 19h, a palestra virtual ‘’Feminismo e Ficção Científica: Os Melhores e os Piores Mundos Possíveis’’, ministrada pela professora de filosofia Juliele Maria Sievers da Ufal. O evento acontece no canal Mora na Filosofia. Os participantes terão direito à certificado e as inscrições gratuitas podem ser feitas no link.

De acordo com a organização, o encontro tem por finalidade realizar um mapeamento das noções de feminismo e de ficção científica; discutindo a noção de gênero em uma autora de ficção científica em particular, a estadunidense Ursula K. Le Guin e analisando como os perfis traçados pela autora na construção de seus mundos se conectam com alguns conceitos e teses filosóficas do feminismo. Dessa forma, tem a evidência as consonâncias entre vozes feministas nestes dois âmbitos.

Na programação, a primeira apresentação é com múltiplos direcionamentos em função da pluralidade de suas dimensões, ao ponto de algumas correntes sugerirem que podem e devem falar em feminismos, no plural. Já a segunda, de ficção científica, pode ser abordada também por diferentes perspectivas, sendo que buscará reconhecer e analisar a presença de mulheres tanto como autores quanto como personagens em diferentes narrativas acerca de utopias ou distopias.