Ufal volta a receber novas solicitações de colação de grau

Estudante de todos os cursos podem solicitar; procedimento é por meio eletrônico, com o DRCA
Por Thâmara Gonzaga – jornalista
28/08/2020 14h06 - Atualizado em 28/08/2020 às 15h16

O Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) voltou a receber novas solicitações para colação de grau. Estudante de quaisquer cursos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) pode solicitar a abertura do processo, desde que esteja com a grade curricular integralizada.

As colações continuam sendo realizadas por ato administrativo, de acordo com a Portaria 557/2020, que prevê a outorga do grau por meio de portaria assinada pelo reitor, dispensando a assinatura de ata pelo formando.

Todo o procedimento, desde a abertura do processo até o recebimento da documentação confirmando o ato, é realizado por meio eletrônico, sem necessidade da presença do estudante.

A expectativa é que quinzenalmente seja publicada portaria homologando as solicitações.

Desde a suspensão das cerimônias presenciais, a equipe do Departamento estava dedicada a concluir os processos abertos antes da decretação da pandemia de coronavírus. Após concluir o atendimento de todos os pedidos anteriores, o DRCA começou a receber novas solicitações. “A medida busca dar continuidade aos trabalhos de colação de grau, considerando o distanciamento social como necessário ao combate à Covid-19”, destaca a diretora Sarita Araújo.

Como solicitar a colação

Para as novas solicitações de colação de grau administrativa, o graduando deve estar com o curso integralizado e acessar o link para preencher o formulário. Na oportunidade, o discente deverá fazer anexar os seguintes documentos:

1. cópia do RG legível. Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não é válida por não indicar a naturalidade;

2. declaração de quitação com as bibliotecas Central e setoriais, disponível neste link;
3. declaração de depósito do TCC no Repositório Institucional da Ufal (acessar este endereço);
4. declaração de quitação com o curso, emitida pela respectiva Coordenação (apenas para graduandos dos cursos de Educação Física Licenciatura e Odontologia);

5. certificado de Dispensa de Incorporação (apenas para graduandos do gênero masculino dos cursos de Medicina, Farmácia, Odontologia e Medicina Veterinária);

6. declaração de veracidade e autenticidade de documentos, disponível neste link.

Canais de atendimento

Os atendimentos do DRCA continuam sendo realizados por e-mail. Confira, abaixo, os contatos de acordo com a demanda:

secretaria@drca.ufal.br - comprovante de matrícula, histórico, declaração de curso, dúvidas gerais.

matricula@drca.ufal.br - ajuste de matrícula, transferência, reingresso, reabertura de matrícula/trancamento, rematrícula, prorrogação de curso, disciplina isolada

colacaodegrau@drca.ufal.br - colação de grau, conclusão de curso

registro@drca.ufal.br - expedição de diploma graduação e prós-graduação