Seminário de Sociologia debate vida do trabalhador na pandemia

Evento acontece dia 2 e é seguido no dia 9 com debate sobre pandemia nas prisões da Amazônia
Por Blenda Machado - estagiária de Jornalismo
01/07/2020 14h52

O Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), dá continuidade ao ‘’Ciclo de Debates - Seminário Virtual’’, nesta próxima quinta-feira (2) e no dia 9 deste mês, às 18 horas, na Conferência Web.

De acordo com a organização, o PPGS em nível de mestrado tem como principal propósito criar as condições para o estudo e o desenvolvimento da investigação sociológica tendo em vista a formação de recursos humanos de alta qualificação.

Ministrado pelos professores de PPGS  Fábio Candotti da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Ludmila Costhek Abilio do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (Lea-Fea/Usp) que irão apresentar sobre Uberização: A vida do Trabalhador Just in Time na Pandemia e Verdade, Poder e Doença nas Prisões do Amazonas na plataforma online.

Sobre o programa

Criado em 2003, o Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS), é vinculado ao Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Ufal, e tem como missão contribuir para a institucionalização das Ciências Sociais no Nordeste do Brasil, através da pesquisa, formação de pesquisadores e ampliação do diálogo com a sociedade, particularmente alagoana e nordestina,  através de projetos de extensão.

O curso é recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com conceito quatro, em escala que vai de um a sete.

O corpo docente do PPGS desenvolve e orienta pesquisas, além de liderar grupos, laboratórios e integrar redes de pesquisas em torno da área de concentração Sociedade, Conflitos e Desenvolvimento. Ele é composto por dez professores permanentes e três colaboradores distribuídos em duas linhas, a saber: a) Corpo, Cultura e Conhecimento e  b) Conflitos, Poder e Meio Ambiente.

Ao longo de sua existência o PPGS tem atraído, além de alunos com graduação em ciências sociais, também, estudantes oriundos de outras áreas do conhecimento que buscam formação em nível de pós-graduação aliada à profissionalização na área de sociologia. Ademais, os alunos egressos do PPGS têm sido absorvidos pelo mercado de trabalho exercendo atividades docentes e de pesquisa em instituições de ensino superior e em diversas organizações e empresas dos setores público e privado do País.

O PPGS Ufal possui cotas de bolsas de estudo da Capes e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) para incentivar aos estudantes a se capacitar na área da pesquisa.