Qualificações e defesas online e editais abertos para mestrado e doutorado

Veja o funcionamento da pós-graduação da Ufal
Por Jacqueline Freire – jornalista
17/07/2020 14h37 - Atualizado em 20/07/2020 às 16h22

A pandemia do novo coronavírus impossibilitou a continuidade das aulas em tempos de isolamento, mas mesmo assim a Universidade Federal de Alagoas não parou. Um exemplo são as pós-graduações, que desde março executam suas atividades regulares, como: reuniões de grupos de pesquisa, orientações, qualificações e defesas de mestrado e doutorado, bem como seminários e minicursos, além das já rotineiras lives.

Desde maio, vários cursos aderiram às atividades regulares online (disciplinas eletivas e obrigatórias), utilizando alguns ambientes virtuais, tais como Google Meet, Moodle, RNP ou Turma Virtual do Sigaa, com todas as atividades registradas na plataforma. Segundo o coordenador da pós-graduações da Ufal, professor Walter Matias, as coordenações estão avaliando as atividades, inclusive por que algumas delas já ocorrerem nas pós-graduações, como qualificações e defesas online. “Na medida em que algumas rotinas nos PPGs não pararam, como a rotina de consolidação anual do Relatório Data Capes, para a avaliação quadrienal de cada PPG, bem como solicitações para cadastramento de bolsas Capes para ingressantes em 2020 e, ao mesmo tempo, a autorização para prorrogações de bolsas de mestrado ou doutorado de discentes no âmbito do contingenciamento para 2020. Outras atividades que não pararam foram os Editais para Pibic e Pibit, que atingem, também, as Pós-Graduações”, explica.

A Propep publicou instrução normativa para realização de qualificações e defesas online. Publicou, através, do Gabinete do Reitor, Portaria que recomenda as atividades regulares nas Pós-Graduações e publicou instruções normativas para elaboração de editais de seleção nas Pós-Graduações, e hoje nove editais de seleção para discentes regulares estão em vigor, como Mestrado em Antropologia Social, Mestrado em Filosofia e Física, Doutorado em Materiais, Química e outros.

Para conferir os editais abertos, acesse o site. Mais informações sobre as pós-graduações da Universidade, clique aqui.