Provas do Enem 2020 serão aplicadas em janeiro e fevereiro de 2021

Andifes digulgou nota sobre a decisão do Inep
Por Ascom Ufal com Inep
09/07/2020 14h14

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 será realizado nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 (versão impressa) e nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 (versão digital). As novas datas foram divulgadas pelo secretário-executivo do Ministério da Educação (MEC), Antonio Paulo Vogel, e o presidente do Inep, Alexandre Lopes, na última quarta-feira, 8 de julho, em entrevista coletiva na sede do MEC, em Brasília, e por videoconferência.

Antonio Paulo Vogel afirmou que as novas datas do Enem 2020 foram definidas após vários diálogos com as secretarias estaduais de Educação e entidades representativas das instituições de ensino superior públicas e privadas. “Diante do cenário atual, buscamos uma solução técnica e encontramos uma data que melhor se adeque para a maioria dos participantes do Enem”, explicou Vogel.

Andifes

A Andifes divulgou  nota sobre o assunto, afirmando que não se manifesta sobre datas do Enem, por ser essa uma responsabilidade do Inep. "Manifesta-se, sim, sobre as condições de realização do certame, reafirmando ser fundamental um Enem tecnicamente exitoso e com concorrência democrática. A data anterior não apresentava as condições necessárias. Por isso, foi proposta a suspensão da prova", diz a nota. 

A Associação dos Dirigentes das Instituições Federais também diz na nota que "mesmo destacando o interesse imediato dos candidatos, reconhecemos que o
processo seletivo é de interesse de toda a sociedade, dizendo respeito a todo o sistema educacional do país e, logo, ao presente e ao futuro de gerações de
brasileiros. 

 Confira nota completa aqui.