Programa de pós em Sociologia promove mais um ciclo de debates

Atividade online será pela plataforma da RNP
Por Ascom UIfal
22/07/2020 16h02 - Atualizado em 22/07/2020 às 16h29

O Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGS) promove, esta semana,mais uma rodada do Ciclo de Debates, com o tema Questões metodológicas e trajetórias de pesquisa: o diálogo sociologia e história na investigação das religiosidades periféricas. Quem vai ministrar a exposição é o professor Moacir Carvalho, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Será nesta quinta (23), a partir das 18h.

Para assistir basta acessar o endereço pela plataforma da Rede Nacional de Pesquisa (RNP).

O professor Carvalho é mestre e doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente realiza estágio do pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da UFRB, com experiência em Sociologia da Religião.

Ele tem se interessado principalmente pelas religiosidades populares, sobretudo Catolicismo, Pentecostalismo e matrizes afro-brasileiras. Nas pesquisas, ele enfatiza a relação entre economia e religião, explorando tópicos como: concorrência, modos de organização, ofício religioso, relação com o dinheiro, estratégias legitimatórias, secularização e processos de justificação.

Carvalho também dá ênfase à relação entre religião e sociabilidades consumeristas contemporâneas, religião e mudança social, trânsito e mobilidade religiosa. O professor integra os grupos de pesquisa Cultura, Memória e Desenvolvimento (CMD) e do Corpo, Socialização e Expressões Culturais (ECCOS/UFRB).