Parceria entre NAC e Centro Cyro Accioly amplia oferta de materiais em Braille

Núcleo de Acessibilidade entregará materiais didáticos adaptados com mais agilidade
Por Janyelle Vieira - estagiária de Jornalismo
22/07/2020 15h17 - Atualizado em 22/07/2020 às 16h01
Foto: site FNDE

Para ampliar o acesso de materiais acadêmicos disponíveis em Braille para estudantes com deficiência visual, o Núcleo de Acessibilidade (NAC) da Universidade Federal de Alagoas firmou parceria com o Centro Cyro Accioly, escola especializada no atendimento a pessoas cegas e com baixa visão. Essa cooperação quer romper barreiras acadêmicas e pedagógicas por meio do acesso dos estudantes com deficiência visual da Ufal aos materiais adaptados em Braille.

Com a parceria, o processo de entrega dos textos adaptados aos alunos que solicitarem o serviço se tornará mais amplo e ágil.O revisor de texto em Braille do NAC, Jean Bernardo, conta que essa ação facilita o apoio aos alunos. “Essa parceria se mostrou bastante oportuna, pois unindo os esforços do NAC e da Cyro [Accioly], ambos produzindo Braille, além das inúmeras ações de apoio que o NAC realiza, poderemos ser mais efetivos no atendimento dos nossos alunos” apontou.

Segundo Jean, com a iniciativa, a produção de material adaptado que irá compor o acervo de materiais adaptados em Braille da Universidade será ampliada. Antes, a adaptação de textos em Braille era uma demanda pouco atendida já que o material ocupa um volume muito grande, em termos de espaço, e além disso, a equipe conta apenas com um revisor de Braille.

De acordo com Jedalva Santos, diretora do Centro Cyro Accioly, a escola prepara diversos estudantes para ingressar na Ufal e, por isso, é importante auxiliá-los na acessibilidade de comunicação e aprendizado durante a graduação. "Como nossos alunos estão lá, assim como outros alunos de outras instituições, para nós, foi uma parceria importante no sentido de que estamos favorecendo aos nossos alunos a acessibilidade de comunicação”, destacou.

E completa: “Esse é um dos nossos objetivos enquanto instituição Cyro Accioly, promover a acessibilidade comunicacional onde todas as pessoas com deficiência visual estejam, para que eles consigam estudar da melhor forma possível e que eles consigam aquisição do conhecimento pelo material em Braille”.