Minicurso sobre comunicação e saúde debate pandemia

Evento online começa na próxima terça (21); inscrições já estão abertas e são gratuitas
Por Ascom Ufal
17/07/2020 14h53 - Atualizado em 17/07/2020 às 14h56

Profissionais da imprensa irão abordar a problemática do novo coronavírus, a partir das práticas comunicacionais, durante o minicurso Comunicação, Mídia e Saúde em Contexto de Emergências Sanitárias: a pandemia da covid-19 em debate.

O evento é gratuito e vai ser realizado em formato virtual entre os dias 21 de julho e 18 de agosto. A iniciativa integra o Ciclo de Ações Complementares do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Todas as pessoas interessadas no assunto de dentro e fora da instituição podem participar e terão direito a certificado. Para se inscrever e conferir a programação, acesse o site.

O minicurso será dividido em dois momentos distintos, tendo como base três eixos temáticos: pesquisas em comunicação sobre epidemias e doenças, cobertura midiática sobre o novo coronavírus e comunicação pública em saúde. No primeiro, haverá uma conferência virtual, com a realização de três webnários de caráter aberto, sendo um por semana entre 21 de julho e 4 de agosto, compreendendo uma carga horária de 6 horas. A transmissão será feita de forma simultânea por meio dos canais do YouTube da Prograd (Pró-reitoria de Graduação) e da Labium TV do curso de Jornalismo da Ufal.

Entre os convidados para os webnários estão Paulo Vaz (professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro), Kátia Lerner (pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz), Marcos Sergio Silva (chefe de reportagem do UOL Notícias), Natália Leal (diretora de conteúdo da Agência Lupa), Renato Strauss (chefe da assessoria de imprensa do Ministério da Saúde) e Larissa Domingues (consultora nacional em comunicação da Organização Panamericana de Saúde e da Organização Mundial de Saúde no Brasil).

Oficina online

O segundo momento do evento será restrito aos estudantes da Ufal, com a realização de uma oficina online, que ocorrerá nos dias 11, 14 e 18 de agosto, por meio das plataformas AVA Moodle e RNP. Tomando como base as discussões da webconferência, essa oficina se destina à criação de produtos de comunicação a serem utilizados nas ações de promoção e prevenção no âmbito da Estratégia Saúde da Família (ESF) em Maceió. Uma parceria foi firmada nesse sentido com a Unidade Docente Assistencial Professor Gilberto de Macedo (UDA) – serviço de atenção básica do município ligado à Ufal – para a divulgação de informações sobre a pandemia.

O propósito dessa produção é melhorar o conhecimento e a conscientização dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) sobre as medidas de prevenção e controle contra a covid-19. Ao final, o estudante receberá um certificado de 12 horas, que poderá ser incorporado ao currículo como carga horária complementar.

“O minicurso tem a proposta de discutir a problemática que envolve a atual pandemia, a partir do olhar de pesquisadores e profissionais do mercado sobre as práticas e processos comunicacionais, tendo em vista o papel da mídia na divulgação maciça de informações sobre essa nova doença no mundo todo. Mutáveis conforme cada momento desta pandemia ainda em curso, essas práticas e processos nos ajudam a compreender melhor o papel da comunicação em contexto de emergências sanitárias e o próprio momento histórico em que vivemos”, explica o professor do curso de Jornalismo da Ufal e organizador do evento, Marcelo Robalinho.

A atividade Comunicação, Mídia e Saúde em Contexto de Emergências Sanitárias: a pandemia da covid-19 em debate conta com apoio do Programa de Formação Continuada de Docentes da Universidade (Proford), ligado à Pró-reitoria de Graduação (Prograd), com o Programa Ufal Conectada e a Faculdade de Medicina (Famed).