Cartilha dá orientações para docentes de estudantes com deficiência

Proposto pelo NAC, material guia servidores sobre os cuidados com PcDs em sala de aula
Por Janyelle Vieira - estagiária de Jornalismo
20/07/2020 17h58 - Atualizado em 20/07/2020 às 18h25

O Núcleo de Acessibilidade (NAC) da Universidade Federal de Alagoas lançou cartilha com orientações para docentes de estudantes com deficiência. O serviço é um guia para conscientizar os servidores acerca dos cuidados com os discentes e tem a finalidade de garantir o acesso e a permanência das pessoas com deficiência (PCD) na universidade por meio da inclusão social e educacional.

A cartilha exemplifica encaminhamentos específicos para os estudantes em sala de aula e nas provas. No material, são explicadas as funções que o NAC desenvolve e instruções de como as solicitações de apoio ao setor devem ser feitas. Também são disponibilizadas orientações sobre como e onde buscar ajuda em alguns guias e programas. A publicação, que propõe colaborar para a melhora do atendimento especializado, está disponível e pode ser acessada no site da Ufal.

O conteúdo foi elaborado pela equipe do NAC e teve o apoio da relações públicas da Assessoria de Comunicação, Janaina Alves. O projeto gráfico, design e ilustração da cartilha são do servidor da Ascom, Daniel Aubert.

“Para nós, foi muito importante essa parceria com a Ascom pois nós já temos alguns documentos produzidos, mas sem o trabalho cuidadoso com imagens, linguagem e revisão de texto. A parceria com a Ascom foi fundamental para produzirmos esse material visual que vai atrair as pessoas à leitura. A cartilha também será disponibilizada em áudio”, pontuou a assistente social do NAC, Danielly Spósito.

A estudante e bolsista do NAC, Nayara Lídia, acredita que com o material será possível atingir mais docentes. “Esse trabalho de orientação era feito diretamente, indo aos professores. Às vezes, não era possível alcançar todos com as informações. Acredito que essa cartilha vai ajudar todos -o NAC, os professores que trabalham com os alunos PCDs e principalmente a eles próprios, porque esse trabalho é por eles [os alunos]. Vai ajudar a Universidade a se tornar mais igualitária”, pontuou.

O NAC é o setor responsável por desenvolver recursos e disponibilizar equipamentos e serviços para promover a igualdade de oportunidades aos discentes com deficiência na Ufal. Atualmente, é possível entrar em contato com o núcleo por meio do e-mail atendimento.nac@proest.ufal.br e pelo Instagram @nacufal.