Estudantes de Pedagogia recebem orientações sobre projeto pedagógico e TCC

Docentes do Campus Arapiraca oferecem curso online como atividade complementar
Por Janyelle Vieira - estagiária de Jornalismo
27/07/2020 17h09 - Atualizado em 27/07/2020 às 18h10

O curso de Pedagogia do Campus Arapiraca da Ufal está oferecendo duas oportunidades de atividades complementares aos estudantes com a realização de minicursos. As aulas tiveram início na última terça (21) e estão acontecendo em ambiente virtual e são realizadas por docentes da instituição.

Na programação estão incluídos dois temas: Pedagogia na Ufal Arapiraca: Formação para a práxis, é direcionado aos estudantes do 1º ao 4º períodos e tem como objetivo acolher os estudantes mais jovens e inseri-los na rotina universitária, por meio da discussão do que é a Pedagogia como ciência e como prática social e de hábitos de estudo acadêmico, além de apresentar um panorama do projeto pedagógico do curso.

Segundo o professor Fábio Hoffman, um dos docentes envolvidos no projeto, o intuito do curso é que os estudantes possam perceber o percurso formativo oferecido para eles e que, assim, possam se envolver nas diversas atividades que a Universidade oferece para além das aulas da graduação.

“O minicurso está muito focado em tratar sobre o que é ser um pedagogo, qual a importância social da pedagogia, o contexto da pedagogia no Estado de Alagoas e, no caso do nosso campus, qual a importância de um curso de pedagogia da Ufal no campus do agreste. Com a atividade, a gente pretende que os alunos compreendam o projeto pedagógico do curso e que eles também tenham contato com hábitos de estudo, pois vamos tratar sobre isso também, assim como apresentação e elaboração de trabalhos acadêmicos”, explicou Hoffman.

O segundo tema, direcionado para estudantes do 5º ao 9º períodos, é Pesquisar a Educação: Elementos para Elaboração do TCC de Pedagogia. Pretende discutir metodologias e técnicas de pesquisa comumente utilizadas nos estudos da Educação e oferecer elementos para que os estudantes possam desenhar e definir seus projetos de trabalho de conclusão de curso.

Para o professor Hoffman, o curso surge para sanar as dúvidas dos alunos e, por isso, ele também é uma oportunidade para apresentar linhas de trabalho e pesquisa dos professores. “Muitos estudantes chegam ao final da graduação sem uma definição sobre o trabalho de conclusão, apesar das disciplinas orientadoras que estão incluídas nos dois últimos períodos. A coordenação do curso e os docentes envolvidos esperam que os estudantes não deixem para pensar no TCC somente após concluírem as disciplinas da grade curricular. Dessa forma, a Ufal entregará pedagogas e pedagogos para atuarem nas escolas e outras instituições da educação básica do Estado de Alagoas e do Brasil sem atrasos na formatura”, pontuou.

Os cursos terão carga horária de 40 horas cada um e serão oferecidos por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Ufal. As aulas acontecerão pelo Google Meet, masnão possuem mais vagas disponíveis.