Covid-19 e Pré-Enem Comunitário: Conexões Mais na internet e na TV

São 300 alunos atendidos, com aulas gratuitas
Por Ascom Ufal
15/07/2020 14h21 - Atualizado em 17/07/2020 às 16h27
context/imageCaption

Clayton Santos, pró-reitor de Extensão

A Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) lançou nesta quarta-feira (15) a versão digital e televisual do Programa Conexões de Saberes, seu Pré-Enem Comunitário. No formato presencial, o Programa atende a 300 alunos ofertando aulas gratuitas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio com professores bolsistas estudantes da Universidade. Porém, diante da pandemia da covid-19, as aulas presenciais necessitaram ser suspensas.

Na sua versão digital, batizada de Conexões Mais, o Programa disponibilizou as aulas do curso Pré-Enem gravadas e acessíveis pelo canal do Youtube da Ufal. O intuito é dar sequência à ação extensionista do Conexões primando pelo isolamento social e combatendo a propagação do novo coronavírus, garantindo acesso ao conteúdo integral do curso de forma remota para todos os alunos. Ao todo, 50 aulas com todas as disciplinas do Enem já estão disponíveis gratuitamente na plataforma de vídeos.

Mas os alunos do Pré-Enem que não têm acesso à internet também poderão assistir ao material pela televisão. Isto porque o Conexões Mais vai ser exibido pela TV Assembléia (canal 7 da NET) e também na televisão aberta pela TV Cidadã (canal 35.2). Mantidas pela Assembléia Legislativa de Alagoas (ALE) e pelo Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCEAL), respectivamente, as emissoras e as presidências da ALE e do TCEAL abraçaram a ideia e irão retransmitir os conteúdos gratuitamente.

“Vamos não só ampliar o Programa Conexões de Saberes presencial como vamos aperfeiçoar a oferta deste conteúdo pela internet e pela TV, voltada a todos que estejam se preparando para o Enem. Esta expansão conta com apoio integral de nosso reitor Josealdo Tonholo e já está sendo executada com todo o empenho por todos os alunos bolsistas do Programa, pela coordenação do Conexões e por toda a equipe Proex, que conta também com os professores Cezar Nonato e Sérgio Onofre. Fundamental dizer também que o apoio do MEC para a concretização desta ação foi vital, assim como da Assembleia e do Tribunal de Contas”, destacou o Pró-Reitor de Extensão da Ufal, professor Clayton Santos.

A criação do Conexões Mais contou com fomento do Ministério da Educação (MEC), por meio das ações de combate à transmissão da covid-19 nas instituições federais de ensino superior. Ao todo, o Programa vai disponibilizar 100 aulas, com o curso completo de preparação para o Enem. Quando as aulas do Conexões do Saberes retornarem presencialmente, o Conexões Mais terá continuidade, incorporando ferramentas de ensino à distância. Outras emissoras abertas de televisão, como a TVE do Instituto Zumbi dos Palmares (canal 3) também deverão exibir as aulas gravadas pela equipe da Proex. Na Assembléia Legislativa a ideia conta com apoio do presidente da Casa, deputado estadual Marcelo Victor, e no Tribunal de Contas de Alagoas o Programa tem o apoio do presidente da Corte, conselheiro Otávio Lessa.