Projetos de extensão se unem na busca de tornar EPIs mais lúdicos

Acessórios serão usados no atendimento pediátrico em meio à pandemia do novo coronavírus
Por Sorriso de Plantão
05/06/2020 14h55 - Atualizado em 05/06/2020 às 14h56

O projeto de extensão universitária Sorriso de Plantão, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), em parceria com o Laboratório de Experimentação em Design (LED) da Ufal, entregará dezenas de acessórios lúdicos para os face shields do front de combate ao Covid-19. São cerca de 60 “felizes shields” que serão levados para os diversos hospitais da capital. Os acessórios simulam personagens de desenhos animados nos equipamentos de proteção.

Os acessórios foram pensados para levar um processo lúdico e mais humanizado para o atendimento pediátrico em meio à pandemia do novo coronavírus. Com os tradicionais plantões de sábado suspensos, em que os palhaços doutores do Sorriso de Plantão normalmente visitavam os hospitais levando alegria às crianças, o projeto segue buscando novas formas de levar sorrisos aos pacientes.

Em um momento onde os profissionais de saúde são obrigados usar cada vez uma paramentação mais pesada, com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) que os tornam crescentemente mais irreconhecíveis e distantes dos pacientes, iniciativas como essa ganham força e importância. O Sorriso de Plantão distribuirá os materiais nos hospitais em que atua: Hospital Geral do Estado (HGE), Clínica Infantil Daisy Brêda, Hospital Universitário (HU), Santa Casa de Misericórdia de Maceió e Hospital Escola Hélvio Auto.

A ideia partiu, em um primeiro momento, de uma parceria entre o LED (liderado pelas professoras do curso de Design da Ufal (Juliana Donato e Danielly Amatte) e duas médicas de Campina Grande – PB. A médica Ana Lúcia Cantalice é pediatra e neonatologista no ISEA (Maternidade Instituto Saúde Elpídio de Almeida) e na FAP (Fundação Assistencial da Paraíba) e a Tais Andrade Dantas é medica endocrinologista, diretora do Hospital da Criança e do Adolescente Severino Bezerra de Carvalho, na referida cidade. Foram desenvolvidos inicialmente 15 modelos de apliques para face shield (um dos principais EPI´s utilizados no momento) inspiradas em personagens do universo infantil.

Vale lembrar que o material deve ser coberto com proteção especial para garantir um processo de higienização seguro ao ambiente hospitalar, em polaseal. Para quem quer fazer em casa, também vale o papel contact. Instruções sobre como acoplar o material aos face shields também são fornecidas.

Você pode ver os modelos no link!