Paespe lança 2ª Campanha Solidária para arrecadar cestas básicas

Projeto de extensão pretende complementar os estudos e suprir carências dos estudantes da rede pública de Alagoas
Por Ascom Proex
16/06/2020 15h24 - Atualizado em 16/06/2020 às 15h25

O Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado (Paespe) lança a 2ª Campanha Solidária de arrecadação de cestas básicas para alunos da rede pública de ensino. Trata-se de um projeto de extensão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que há 27 anos, atende a alunos oriundos das escolas públicas do Estado, visando a ascensão socioeconômica deles por meio da educação.

Durante a pandemia, causada pelo novo coronavírus, 63% dos alunos do Programa tiveram a renda familiar afetada devido ao isolamento social. Diante desse cenário, o Paespe, no início de maio, realizou a 1ª Campanha Solidária, onde foram distribuídas mais de 70 cestas básicas para as famílias dos alunos. No entanto, os estudantes continuam precisando de apoio para enfrentar a pandemia. Setenta por cento desses jovens residem com 4 a 10 pessoas, possuindo uma renda per capita inferior a R$ 250,00, que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), está abaixo da média de Alagoas e do Brasil.

“A campanha de arrecadação para a compra de cestas básicas é extremamente importante. Além dos alunos estarem com a saúde mental abalada devido ao isolamento social e ao fato de serem excluídos digitalmente, o que muito lhes preocupa acerca da preparação para o Enem, esses alunos têm enfrentado o impacto na renda familiar e a falta de alimentos em suas casas. Então, a distribuição de cestas básicas trás para eles a perspectiva de dias melhores e a certeza de que as ações do Projeto transcendem os muros do campus”, afirmou a vice-coordenadora do Paespe, Geiza Correia.

O Paesp tem entrado em contato com parceiros a fim de amenizar o impacto financeiro na vida das famílias dos jovens atendidos. As doações podem ser feitas até quarta-feira (24), por meio das contas no Banco Santander: Agência: 0186 e Conta: 01.057607.9; e no Banco do Brasil: Agência: 30570 / Conta: 19.874.9. Para saber mais detalhes de como contribuir clique aqui.

Mais sobre o Programa

O Paespe foi criado em 1993, pelo professor Roberaldo Carvalho de Souza, tendo como berço de suas atividades o Centro de Tecnologia (Ctec) da Ufal. Sua principal atuação é por meio dos projetos Paespe Júnior, voltado a alunos das 1ª e 2ª séries do ensino médio, e o Paespe, destinado aos alunos da 3ª série do ensino médio.

O Programa oferta aulas dos conteúdos cobrados pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e realiza atividades multidisciplinares como o curso de informática básica, palestras e visitas técnicas, contribuindo para a inserção destes alunos em Instituições de Ensino Superior (IES). Também faz parte do Programa, o curso de informática básica para jovens e adultos.

Anualmente, o Paesp atende cerca de 200 alunos oriundos da rede pública de ensino. O objetivo é buscar, por meio da formação multidisciplinar e cidadã, a transformação e ascensão social de jovens em vulnerabilidade socioeconômica.