Diretrizes curriculares nos cursos de Engenharia em debate na quinta (25)

Evento acontece a partir das 10h
Por Ascom Ufal
23/06/2020 15h51

Nesta quinta (25), com o objetivo de ampliar o debate e a compreensão das novas Diretrizes Curriculares Nacionais na Engenharia, a Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Alagoas conduzirá o Webinário “Desafios para implementação das Novas DCN's nos Cursos de Engenharia”. Apresentado pelos professores Vladimir Caramori, do Centro de Tecnologia e Davi Bibiano, do Instituto de Computação, o evento vai ao ar das 10h às 12h e conta a participação de Adelardo Adelino, Patricia Lizi, Gutemberg Gonçalves e Luiz Roberto Curi. 

Para participar, acesse o link

Conheça os palestrantes:

Adelardo Adelino D. de Medeiros

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal, RN, Brasil (08/1988). Mestrado em Sistemas e Controle) pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), em São José dos Campos, SP, Brasil (02/1991) e doutorado em robótica pela UPS - Universidade Paul Sabatier, em Toulouse, França (02/1997). Professor da UFRN desde 1991, lotado no Departamento de Engenharia de Computação e Automação (DCA). Ensina principalmente nos cursos de graduação em Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecatrônica e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecatrônica (PEM). A maioria dos seus trabalhos de pesquisa é realizada no Laboratório de Robótica do DCA. Áreas de Interesse (áreas de interesse de ensino e pesquisa): Robótica, Inteligência artificial. Sistemas embarcados e em tempo real e automação industrial

Patricia Lizi de Oliveira Maggi

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (1997), mestrado em Engenharia de Estruturas pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Engenharia de Estruturas pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professora titular da Universidade Positivo, com experiência de ensino nas linhas de Estruturas e de Construção. Experiência profissional e de pesquisa na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas, atuando principalmente com estruturas de concreto e pavimentos de concreto. Atuou na gestão acadêmica como coordenadora de curso e como diretora de área. Atualmente é responsável pela área de projetos da Pró-reitoria acadêmica

Gutemberg Gonçalves Dos Santos Júnior

Obteve os títulos de graduação e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em 2007 e 2009, respectivamente, e o título de Doutor em Engenharia Elétrica pela École Nationale Supérieure des élécommunications (ENST), Paris - França, em 2012. Atualmente é Professor Adjunto Classe A do Departamento de Engenharia Elétrica da UFCG. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase na área de Processamento de Sinais para Sistemas Embarcados e na área de Microeletrônica, atuando principalmente nos seguintes temas: Codificação de Áudio e Vídeo, Redução de Ruído em Sinais de Voz e Desenvolvimento de Circuitos Tolerantes a Falhas.

Luiz Roberto Liza Curi - Presidente do CNE

Luiz Roberto Liza Curi, Sociólogo e doutor em economia pela Universidade de Campinas - Unicamp. Pesquisador em Políticas Públicas e analista de ciência e tecnologia do CNPq. Conselheiro desde 2012 do Conselho Nacional de Educação, onde atualmente é o Presidente. Membro do Conselho Superior da CAPES e membro do Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Arquitetônico (IPHAN). Foi presidente do Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), responsável pelos exames de avaliação no ensino básico e superior no Brasil. Foi Diretor Geral do Departamento de Políticas de Ensino Superior do Ministério da Educação e membro dos Comitês de Avaliação da OEA e Mercosul. Foi Diretor Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado de São Paulo e membro do Conselho Superior da Unicamp.