Curso de Jornalismo promove debate sobre as pessoas e suas memórias

Atividade online faz parte do 1º Ciclo de Ações Complementares do curso
Por Jacqueline Freire – jornalista, com informações Ascom COS
17/06/2020 16h50 - Atualizado em 19/06/2020 às 12h29

O curso de Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas, dando continuidade às atividades do 1º Ciclo de Ações Complementares, realiza na próxima quinta-feira (18), às 20h, a Live Memoráveis Alagoas: As pessoas, suas Histórias e as Memórias, com os professores Mércia Pimentel e Waldson Costa. A ação faz parte de uma série de atividades voltadas tanto para os estudantes do curso, como para a comunidade externa.

A coordenadora do curso de Jornalismo, professora Raquel do Monte, explica que a iniciativa serve para manter a interação no curso enquanto as atividades na Universidade estão suspensas por conta da pandemia de covid-19. “Nela, cada professor pode propor a sua ação, com vistas a um compartilhamento de experiências, de epistemologias, de pesquisas e de conhecimento, mantendo ativas as atividades na Universidade Federal”, afirma.

Considerando que as atividades em uma universidade pública não estão apenas inscritas na sala de aula, mas também fora dela, Raquel complementa que, neste momento, a Ufal abre suas portas a comunidade no geral, de forma virtual, quer seja a alagoana ou a de outros locais do Brasil. “É um momento também de uma experiência extensionista, de apresentação, compartilhamento e democratização do acesso do conhecimento produzido nas instituições de ensino superior do Brasil”.

Já o vice-coordenador do curso, professor Ronaldo Bispo, pontua que o ciclo de ações vem preencher uma lacuna diante da falta de perspectiva de retorno às atividades presenciais. “Assim, mantemos o curso vivo, em atividade, e nos aproximamos do conjunto de um número expressivo de estudantes, que de outra maneira ficariam sem qualquer atividade”, diz.

A partir do dia 22 de junho, das 17h às 22h, as atividades continuam com o minicurso Comunicação e Empreendedorismo: Plano de Negócios e Projetos, com a dupla de professores Alan Bezerra e Waldson Costa. Mais informações no Facebook e no Instagram (@coordena_jornalismo_ufal), além do e-mail coordenação.jor@ichca.ufal.br.