Ufal promove evento online sobre gestão social durante a pandemia

Pesquisadores farão análises sobre efeitos e consequências da crise sanitária, além de apontar tendências para os próximos períodos
Por Thâmara Gonzaga – jornalista
14/05/2020 15h29 - Atualizado em 15/05/2020 às 10h52
Divulgação

Divulgação

De 25 a 28 de maio, professores e especialistas de todo o Brasil estarão reunidos na edição online do Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social (Pré Enapegs). Organizado pela Ufal com o apoio de várias instituições, o evento vai reunir cerca de 40 pesquisadores que irão analisar o papel da sociedade e da gestão pública nesse contexto de pandemia.

“O evento se apresenta de modo muito relevante por reunir, de forma significativa, professores e gestores públicos dos diferentes estados brasileiros. São palestrantes de renome nacional, a exemplo de Tânia Fischer [da Universidade Federal da Bahia] e Ladislau Dowbor [PUC-SP]. Esperamos muito a participação dos estudantes das áreas de Ciências Sociais, de Administração Pública e demais pessoas interessadas”, afirma o professor do Campus Arapiraca da Ufal, Leonardo Leal. Ele e a docente Maria Amélia Corá são os organizadores do Pré Enapegs.

O encontro é aberto ao público e dará certificado para os participantes que solicitarem. Não é preciso fazer inscrição. As atividades serão transmitidas pelo canal do Enapegs no Youtube. Mais informações também estão disponíveis nas redes sociais Instagram e no Facebook.

Pesquisas, mobilizações sociais contra a desigualdade, tecnologias sociais, perspectivas do trabalho, iniciativas culturais e políticas públicas são alguns dos temas que serão abordados pelos palestrantes. “Os pesquisadores estão se dispondo a fazer uma análise 'a quente', refletindo como o campo da gestão pública e social está percebendo os efeitos e as consequências dessa pandemia, do ponto de vista sanitário, político, econômico e ambiental. Também vão apontar quais as tendências para os próximos anos diante do atual contexto”, antecipa Leal.

O professor destaca que participar das atividades é uma oportunidade importante para entender a realidade que vivemos. “As palestras vão permitir uma reflexão muito aprofundada e clara sobre o que estamos passando nesse momento. Existem diferentes perspectivas, desde os professores que estão olhando como as periferias estão sendo atingidas, como é o meu caso, e também como os movimentos sociais e a sociedade civil têm reagido”, esclarece.

Ele ainda informa que haverá abordagens sobre como estados e municípios brasileiros, por meio de governadores e prefeitos, têm atuado em relação a respostas à pandemia e quais são as falhas apresentadas. “O evento reúne um conjunto de pesquisadores muito experientes, inclusive, a revista Nau Social vai publicar uma edição especial só com os comentários de todos os que vão se apresentar no encontro”, ressalta.

Sobre o Enapegs

O Enapegs faz parte da Rede Brasileira de Pesquisadores em Gestão Social e sua décima primeira edição, que seria realizada agora em maio, foi suspensa por causa da pandemia do novo coronavírus.

“Foi adiada para o início de novembro, mas ainda não temos segurança se ainda vai ser realizada este ano ou se será em 2021, a depender das condições sanitárias e da permissão das autoridades públicas”, esclarece Leonardo Leal.

Diante da suspensão do evento, a decisão foi realizar o Pré Enapegs, encontro totalmente virtual e com pesquisadores de todas as regiões do país. “Não substituirá o presencial, mas essa versão online vai fomentar a reflexão e o debate com os pesquisadores sobre esse momento”, explica o docente.

Para acompanhar as informações atualizadas sobre o 11º Enapegs, acesse o site.