Projetos para conforto físico e psicológico pautam debate da FAU

Debate virtual será no próximo dia 18, às 18h
Por Diana Monteiro - jornalista
14/05/2020 13h36 - Atualizado em 18/05/2020 às 17h33
Divulgação

O estudo de Ergonomia em Arquitetura já acontece há vinte anos no Brasil e tem como foco a preocupação da adequação dos ambientes projetados e utilizados de modo a atender às necessidades físicas dos usuários e também satisfação e percepção de um conforto psicológico. Com foco nessa temática a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), da Universidade Federal de Alagoas promove no próximo dia 18 (segunda-feira), a partir das 18h, o debate virtual sobre Ergonomia na Arquitetura - conceitos, aplicações e cenários futuros com as professoras Thaisa Sampaio, da Ufal e Vilma Villarouco, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O debate está com inscrições abertas até o dia 17, tem como mediadora a professora Manuella Mariana Andrade, da instituição alagoana e será transmitido pelo canal do YouTube do curso.

A atividade integra o ciclo de debates programado semanalmente pela unidade acadêmica e segundo Manuella, que é coordenadora do curso, transcorrerá enquanto durar o distanciamento social, mas há a perspectiva de continuidade com o retorno das atividades acadêmicas presenciais.

Ao falar sobre o tema, a professora Thaisa Sampaio reforça: “Há pesquisadores trabalhando sobre a ergonomia em várias universidades brasileiras, dada à sua importância. No atual contexto em que estamos vivendo, nesse momento da covid-19, há uma necessidade de repensar o papel da casa, das cidades, as relações que acontecem nos espaços. É um momento de pensar nisso com mais cuidado,  o que vai necessitar de projetos que se preocupem com a segurança física e sanitária das pessoas para que se tenha ambientes saudáveis”, frisou.

O debate conta com a parceria do Programa Proford/Ufal Conectada que está auxiliando nas inscrições e certificados. Além de Manuella Andrade, fazem parte da comissão responsável pela organização e execução dos encontros virtuais as professoras Diane Helene Ramos e Juliana Oliveira.