Pesquisadores do ICBS promovem webnários sobre Ecotoxicologia

Encontro online é parceria com a UFG e tem o intuito de divulgar a Ecotoxicologia Aquática

Por Blenda Machado - estagiária de Jornalismo
28/05/2020 14h05 - Atualizado em 03/05/2024 às 12h36
(Foto: Labae - UFG)

O Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e o Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) da Universidade Federal de Goiás (UFG) discutem Ecotoxicologia Aquática neste próximo mês de junho. O evento tem como tema as linhas de pesquisa entre o Laboratório de  Morfofisiologia Animal Aplicada (LMAA) do ICBS, coordenado pelo professor Lázaro Wender Oliveira de Jesus, e do Laboratório de Biotecnologia Ambiental e Ecotoxicologia (LABAE) da UFG, coordenado pelo professor Thiago Lopes Rocha.

De acordo com o professor Lázaro de Jesus, a ideia inicial do projeto é manter as atividades dos laboratórios durante a quarentena causada pela pandemia de covid-19. Lázaro de Jesus, conta como tem sido a experiência ‘‘ficamos muitos feliz que pesquisadores com expertise na área oriundos de outras universidades do Brasil aceitaram nosso convite para ministrarem os webnários’’. Ele explica ainda que ‘’nesse cenário de negação da ciência e desvalorização das universidade públicas, nosso papel como pesquisador é divulgar as pesquisas que temos realizado, demonstrar a importância do rigor científico para a obtenção dos resultados íntegros e divulgar para a população a importância da ciência básica e aplicada para a população’’.

A programação conta com a participação de professores da Ufal, UFG e Unespde com seminários envolvendo temas como Ecotoxicologia, Reprodução de Peixes  e Uso do zebrafish e outros organismos aquáticos como modelo de pesquisa. O evento é aberto ao público e contribui na divulgação científica de temas nesta área de pesquisa, a qual tem ganhando cada vez mais destaque devido a crescente poluição dos ecossistemas aquáticos, decorrente da ação antropogênica e atividade industrial.

Para se inscrever, acesse este link.

Programação:

- 5 de junho às 14h - Avanços na Biologia da Reprodução do Zebrafish - Professor Lázaro Wender Oliveira de Jesus - (Ufal)

- 12 de junho às 14h - Biomarcadores de estresse oxidativo e poluição aquática - Professora Jerusa de Oliveira Amorim - (Ufal)

- 19 de junho às 14h - Toxicidade de nanomateriais em organismos aquáticos - Professor Thiago Lopes Rocha - UFG

- 26 de junho às 14h  - Bases celulares e moleculares da espermatogênese em peixes teleósteos - Professor Rafael Henrique Nóbrega - UNESP Botucatu.