Inscrições abertas para Simpósio de Farmacoterapia das Doenças Crônicas

Em parceria com a Proex, o evento tem o objetivo de atualizar informações sobre o tratamento de pacientes com doenças crônicas
Por: Ascom Ufal - 21/05/2020 às 14h51 - Atualizado em 26/05/2020 às 15h27

O Grupo de Pesquisa em Farmacoterapia das Doenças Crônicas (GFADOC), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), promove, entre os dias 25 e 31 de maio, o 1º Simpósio de Farmacoterapia das Doenças Crônicas. O evento será gratuito e acontecerá por meio de lives temáticas transmitidas pela página @gfadoc.ufal no Instagram. O Simpósio é realizado em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão da Ufal (Proex), e tem o objetivo de atualizar o público em geral sobre o tratamento de pacientes nas doenças crônicas.

A programação conta com uma live por dia até o sábado (30), às 19h30, e no domingo (31), serão duas lives que vão encerrar o Simpósio às 17h30 e 19h30. Para participar basta seguir o perfil do @gfadoc.ufal no Instagram e acompanhar os dias das lives.

O GFADOC acompanha pacientes com doenças crônicas transmissíveis e não transmissíveis em projetos que auxiliam no acompanhamento do uso de medicamentos no tratamento das doenças. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso incorreto de medicamentos é um problema de saúde que atinge 50% dos usuários de medicamentos em todo o mundo. Dados da Associação Brasileira das Indústrias Farmacêuticas (Abifarma) apontam que cerca de 20 mil pessoas morrem no País devido à prática da automedicação.

“Nosso objetivo é alertar aos pacientes que têm doenças crônicas, que geralmente são do grupo de risco para Covid 19, para que permaneçam no tratamento correto. Em cada live vamos chamar atenção sobre as estratégias que o profissional de saúde pode utilizar para auxiliar os seus pacientes”, explicou a coordenadora do Grupo de Pesquisa em Farmacoterapia, professora Eliane Campesatto.

As transmissões serão divididas em oito temas diferentes e vão abordar assuntos importantes da área da saúde, como a semiologia clínica, diabetes, pacientes asmáticos, depressão e ansiedade. Além disso, o Simpósio irá disponibilizar certificado de participação de 30h para aqueles que se inscreverem no link disponibilizado na página do @gfadoc.ufal no Instagram.