Ufal inicia semana diplomando profissionais para enfrentamento à pandemia

Dez concluintes de cursos de saúde colaram grau e já podem se colocar à disposição do Governo Federal
Por Manuella Soares - jornalista
13/04/2020 14h30 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h01
Colação antecipada de cursos de saúde ajudará no enfrentamento ao coronavírus

Colação antecipada de cursos de saúde ajudará no enfrentamento ao coronavírus

O Ministério da Saúde lançou a ação estratégica O Brasil Conta Comigo e a Ufal trabalha para garantir mais pessoas no mercado para combater a pandemia de covid-19. A semana inicia com mais dez profissionais diplomados, por meio da colação antecipada de cursos de saúde considerados indispensáveis no enfrentamento ao coronavírus.

O Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) realizou a colação de grau, na manhã desta segunda-feira (13), de concluintes da Ufal em Farmácia, Odontologia, Ciências Biológicas e Psicologia. O ato administrativo está previsto na Portaria 407/2020 do Gabinete Reitoral, considerando a Portaria do Ministério da Saúde que declarou a necessidade de “força de trabalho em saúde para a atuação em serviços ambulatoriais e hospitalares do SUS para responder à situação emergencial”.

A ação O Brasil Conta Comigo tem o objetivo de capacitar e cadastrar os profissionais da área de saúde, como os que saem agora da Ufal, para ficarem disponíveis em caso de convocação pelo Governo Federal.

Os dez concluintes desta segunda-feira foram dispensados da apresentação de comprovante para colação emergencial, por se encaixarem nos critérios da Portaria. Agora, eles já devem se colocar à disposição do Governo por meio do preenchimento de formulário, clicando aqui. Outras colações por ato administrativo continuam acontecendo no DRCA de forma individualizada.