Projeto de extensão Resgatar reajusta datas de processo seletivo

A mudança se deu por conta da pandemia do covid-19
Por Paulo Canuto, estudante de Jornalismo
02/04/2020 13h30 - Atualizado em 02/04/2020 às 16h30

A Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (Famed) junto com a Pró-reitoria de Extensão (Proex)  tornaram público esta semana, o edital para o processo seletivo para o projeto de extensão Resgatar Ciclo 2020.2, que é coordenado pela professora Maria Edna Bezerra da Silva (Famed/Ufal), a seleção sofreu alterações nas datas, por conta do momento vivido por toda população, frente a pandemia do novo coronavírus (covid-19).

Serão 20 vagas, que serão distribuídas aleatoriamente entre os alunos acadêmicos do ensino superior e técnico. As inscrições serão obrigatoriamente via internet, através do e-mail projetoresgatarhge@outlook.com, as inscrições se iniciaram no dia 17 de fevereiro e vão até o dia 28 de abril. Os candidatos deverão enviar currículo para o endereço citado tendo como título do e-mail “Seleção Resgatar 2020.1”, é de inteira responsabilidade do candidato o envio do currículo e sobre qualquer divergência de informações presentes no documento.

O Projeto

Dentro da linha de humanização do Ministério da Saúde foi idealizado o Projeto Resgatar, junto ao Núcleo de Saúde Pública - Nusp/Ufal tem como objetivo desenvolver atividades de promoção de saúde e discussões acerca de direitos humanos e do usuário do SUS nos setores de Pediatria e Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do HGE, pediatria do Hospital Universitário Alberto Antunes e outras instituições em comunidades socialmente vulneráveis, visando promover junto aos acadêmicos do curso superior e tecnológico uma formação interdisciplinar, multiprofissional e humanista em parceria com o centro de estudos da referida Ufal. As atividades ocorrerão semanalmente, aos sábados das 8h30 às 12h.

Nos dias de planejamento das ações nos estenderemos até as 14h. Os alunos serão divididos em duplas e trios e desenvolverão as atividades dentro das enfermarias e no corredor da pediatria, nos hospitais e outros espaços na comunidade. As ações educativas que serão desenvolvidas vão proporcionar uma relação humanizada entre os estudantes e os usuários e/ou acompanhantes dos setores envolvidos, uma vez que exigirá dos acadêmicos esforços para uma assistência de qualidade e consoante com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) de integralidade, equidade e universalidade.

Para mais informações sobre datas, documentos necessários, horários e demais informações pertinentes os candidatos podem acessar o edital aqui.