Estudantes participam do 1º Campeonato de Xadrez Online

Ufal foi vencedora em três categorias no feminino e uma no masculino
Por Blenda Machado - estagiária de Jornalismo
24/04/2020 13h10 - Atualizado em 30/04/2020 às 16h47
Federação pretende realizar a competição uma vez ao ano (Fotos: arquivo pessoal)

A Federação Alagoana do Desporto Universitário (Fadu) em parceria com a Federação de Xadrez do Estado de Alagoas (Fexeal) realizou no último mês o 1º Campeonato de Xadrez Online com 34 participantes. O projeto teve como finalidade de manter os enxadristas universitários alagoanos ativos nos treinamentos e incentivar a importância de se cuidar nesse momento de pandemia do Covid-19.

Segundo o técnico desportivo voluntário de xadrez Jayme Miranda, as partidas ocorreram entre os dias 4 a 11 deste mês. O campeonato foi realizado com sete partidas, por um aplicativo de celular, chamado Lichess, com direito a lives no Instagram.  As lives ajudaram a mostrar as partidas do campeonato e falar sobre a importância de ficar em casa e respeitar as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Jayme Miranda, conta que ‘‘o campeonato foi um sucesso e pretendemos realizar o campeonato uma vez por ano. No próximo ano, colocaremos no calendário da Fexeal de forma Oficial, os jogos para poder acontecer depende da parceria da Fadu ou da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU)’’.

Neilson Cruz, estudante de História da Universidade Cruzeiro, ficou em primeiro lugar no Campeonato de Xadrez Online: ‘’Foi minha primeira participação. Sou apaixonado por Xadrez e foi muito bom participar’’, completa dizendo, sobre a importância do jogo online, ‘’muitas pessoas deveriam jogar, porque melhora a concentração. Infelizmente, com essa pandemia só podemos jogar online, é necessário ter esse isolamento para que as pessoas não possa contrair o coronavírus’’.

Alexsandro Barros, estudante de Educação Física da Ufal, ficou em segundo lugar na competição e conta como foi sua participação, ‘’foi bem legal participar, uma experiência nova para mim. Sou experiente nos torneios presenciais, porém, em torneios online foi o primeiro. Mas gostei bastante de ter participado apesar de não ter sido campeão, fiquei satisfeito com o meu desempenho’’.

Classificação Final :

Campeonato Masculino: