Projeto “Help me” auxilia calouros do curso de Matemática

Veteranos promovem aulões de reforço para disciplinas iniciais
Por Janyelle Vieira - estagiária de Jornalismo
04/03/2020 13h37
Aulão realizado por voluntário do projeto Help me

Criado para ajudar alunos novatos a enfrentar as tão temidas disciplinas iniciais do curso de Matemática, o programa Help me é uma iniciativa de estudantes veteranos do Instituto de Matemática (IM) da Universidade Federal de Alagoas e membros do Centro Acadêmico de Matemática, orientados pelo professor Jandir Gomes. Eles estão desenvolvendo o projeto e a ideia é melhorar o rendimento acadêmico.

O programa surgiu devido ao grande índice de reprovação em Cálculo 1. Por meio do Centro Acadêmico, foi apresentada a ideia de aulões direcionados aos estudantes dessa disciplina. De acordo com a voluntária do projeto Bárbara Amorim, ao notar uma melhora significativa nas notas dos discentes que frequentavam aos aulões, o Centro Acadêmico decidiu explandir esse método para outras disciplinas iniciais do curso.

De acordo com os idealizadores, a finalidade do Help me é reforçar conceitos básicos para disciplinas como Fundamentos I, Introdução à Lógica e Geometria Analítica para promover o desenvolvimento da aprendizagem e a disseminação de conhecimentos. Além disso, os membros do projeto propõem a melhora dos índices de aprovação, a diminuição da evasão no curso e a criação de uma relação mais próxima entre os alunos do Centro Acadêmico e os discentes do IM.

As aulas acontecem mensalmente no Instituto. “No IM é comum que os professores atribuam as notas do semestre por quatro avaliações, estimando-se em média, uma por mês. Dessa forma, os aulões acontecem antes das avaliações, tendo em vista uma revisão do conteúdo por meio da resolução de questões” explicou Bárbara Amorim.

Para participar como ouvinte, basta comparecer ao local no horário em que o aulão será ministrado. A divulgação de datas e locais é feita por cartazes nos murais do IM e pelo perfil no Instagram @camatufal2019.

Inscrições abertas para novos voluntários

O projeto Help me está com inscrições abertas para novos voluntários interessados em ministrar os aulões. Para se candidatar, basta responder ao questionário disponível no link. De acordo com a coordenação do projeto, o único pré-requisito para ser voluntário é a aprovação na disciplina ao qual deseja ministrar.

As inscrições seguem até o dia 20 de março. Os discentes voluntários receberão, no fim do semestre letivo, um certificado equivalente a 100 horas de participação.